A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, promoveu, na quarta-feira (25), o curso de formação "Gestão dos Programas do Livro Didático - FNDE". Voltado a professores, diretores e coordenadores do Programa Nacional do Livro Didático das escolas da rede municipal, o encontro teve por objetivo capacitar os profissionais para o desenvolvimento da logística do trabalho com o livro didático, que envolve os pilares básicos do programa: conservação, devolução e remanejamento. Na ocasião, foram identificadas as ações que são realizadas pelas escolas para atender a estes três pilares do programa.
Esta é mais uma parceria de sucesso entre o governo municipal e federal. São 60 responsáveis pelo Programa do Livro Didático nas escolas municipais, que todo mês participam da formação continuada na Secretaria de Educação. Trata-se de uma troca importante entre a Educação e a direção das escolas, que deve ser parceira da secretaria neste atendimento das demandas e necessidades dos alunos.
Durante o encontro, foi apresentado um vídeo educativo sobre o tema “Cuidar do Livro”. Os presentes receberam orientações sobre a escolha 2013 do Programa Nacional do Livro Didático, assim como esclarecimentos sobre o remanejamento, entrega do inventário de livros ociosos nas unidades de ensino, ações da reserva técnica e da campanha “Devolver é Legal”, que pretende alcançar a meta de 100% de devoluções, além da entrega do cronograma de ações 2012 das escolas.
- Estes encontros iniciais servem para a escola resolver qualquer problema relacionado à falta de livros didáticos. Inclusive, criamos o “Jornal Troca-Troca”, que é um momento de encontro entre as escolas para que elas possam mostrar quais são os seus livros excedentes e quais necessitam. A intenção é que conversem e troquem contatos para suprir as necessidades das escolas com relação ao livro didático, explicou a coordenadora do Programa Livro Didático da Secretaria de Educação, Roze Tomas.
A professora da sala de leitura do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, Maria Aparecida de Carvalho, considerou que, durante a reunião, os presentes puderam tirar todas as dúvidas relativas ao Programa do Livro Didático: “Estes encontros permitem a capacitação dos profissionais, que recebem todas as informações sobre remajamento, como acontece em todo processo, o aspecto legal e as ações que devem se desenvolvidas na escola. Tudo que é visto nas reuniões é passado à escola, para que os alunos recebam, utilizem e devolvam o livro de forma consciente”, afirmou.
Outras reuniões serão promovidas pela Secretaria de Educação ao longo do ano e a próxima será no dia 22 de maio. Paralelo a isso, são oferecidos os cursos de formação continuada oferecidos pelo FNDE/MEC. O próximo será o módulo Programa do Livro (PLi), que terá início em 15 de maio.