logo

Prefeitura promove curso gratuito de artesanato para mulheres

10/02/2014 15:18:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Bruno Campos

Para mulheres que desejam fazer curso de bordado, patch work e patch aplique gratuitamente, o Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc, vinculado à Subsecretaria de Políticas para Mulheres, abriu as inscrições dessas aulas de artes manuais para o público feminino.

Na próxima semana, os cursos terão início: bordado livre tem turmas todas as segundas-feiras, das 14h às 17h; o de pacth work, às quartas-feiras, das 14h às 17h e o de patch aplique, também nas quartas-feiras, de 9h às 12h. São 12 vagas por curso. Mais informações no telefone 2796-1149. O Espaço Mulher Cidadã fica na Rua da Igualdade, 890, Imbetiba.

Já o curso de cabeleireiro, segundo a coordenadora do Espaço Mulher Cidadã, Patrícia Marins, está passando por algumas adaptações e, por isso, só começará a instruir as futuras profissionais sem data ainda delimitada. No entanto, esse espaço fez parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), da Barra, para levar a essa comunidade curso de bordado livre também a partir da próxima semana.

Só no ano passado, 1.160 mulheres fizeram diversos cursos no Espaço Mulher Cidadã. Esses foram de cabeleireiro, manicure, culinária e outros. Em 2013, houve nos Cras da Barra e da Aroeira capacitação de 70 mulheres na área de patch work.

- As alunas do curso de cabeleireiro atenderam 358 mulheres da comunidade macaense através de cortes de cabelos e maquiagem. Isso ocorreu na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Engenho da Praia, em março; na Praça Veríssimo de Mello também em março; no Cras Aroeira, em outubro; na Clínica de Doenças Renais (CDR), em novembro, e no Cras Serra, em Córrego do Ouro, também em novembro – enumera Patrícia Marins, acrescentando que foram as Tardes da Beleza, com atendimento gratuito às comunidades, nos quais as nossas alunas mostram tudo o que aprenderam.

O Espaço Mulher Cidadã, para promover aumento da renda familiar por meio do artesanato realiza no Terminal Central comercialização de produtos manuais. É o ‘Espaço Arte Mulher’, que funciona no local. As artesãs já participaram ou ainda participam de algum curso no Espaço Mulher Cidadã Erosita França Leclerc. No meio delas existe o ‘Grupo Dom’, que além de expor as suas peças no Terminal, se reúne uma vez por semana no Mulher Cidadã para produzir. Este grupo foi capacitado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).