Foto: Kaná Manhães
Cursos acontecem toda quarta-feira no Cemeaes. Esta semana, as aulas foram de bordado livre.
A prefeitura de Macaé oferece todas as quartas -feiras, cursos de artesanatos para mulheres de todas as idades , na sede da Coordenadoria Municipal de Apoio ao Escola (Cemeaes) da Rodoviária, localizado no centro da cidade. Nesta quarta-feira (13) , foi promovido o curso de bordado livre. O projeto social é uma parceria da Subsecretaria de Políticas para as Mulheres e do Cemeaes.
De acordo com o coordenador do Cemeaes, José Carlos Passos, o objetivo do projeto é levar para a comunidade macaense e serrana os cursos para ajudar na renda da família.
- O projeto começou em 2009, quando a prefeitura viu a necessidade de levar mais qualidade de vida para a população. A parceria com as secretarias é primordial para realizar ações e oferecer cursos gratuitos para a comunidade, disse o coordenador.
José Carlos Passos ressaltou que para reverter o quadro social e econômico da população, as secretarias uniram forças para levar os serviços para alguns bairros de Macaé e região serrana, com o objetivo de aumentar a renda dos mais necessitados sem precisar se deslocar dos bairros que residem.
A professora de artesanato, Rita de Cássia, disse que fica satisfeita no aprendizado das mulheres, que além de aumentar a renda, muitas vezes freqüentam o curso para sair do cotidiano.
- Tenho alunas que já estão bordando para grandes lojas da cidade, outras venceram a depressão. É uma terapia para elas.
Ensino a bordar blusas, lençóis e fronhas. Para mim é uma alegria muito grande. Estou contente em participar da vida dessas mulheres, falou com entusiasmo.
A doméstica Selita dos Santos Batista, 77 anos, disse que não perde as aulas e adora o ambiente com as outras pessoas
- Estou freqüentando as aulas desde fevereiro e estou me sentindo privilegiada na minha idade poder interagir com outras pessoas e aprender uma profissão- ressaltou.
Atualmente, o Cemeaes conta com uma equipe interdisciplinar, formada por cerca de 300 profissionais, entre professores, psicopedagogos, pedagogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, entre outros. O atendimento é individualizado, com hora marcada, transporte gratuito oferecido pela prefeitura para os casos mais graves e carentes, além de alimentação no local de atendimento. Os interessados nos serviços do Cemeaes podem procurar o núcleo mais próximo de casa ou aquele que forneça a atividade que a pessoa necessite.