A secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre) da prefeitura de Macaé promove Encontro com os jovens qualificados pelo Programa Macaé de Primeiro Emprego - PMPE / Projeto Juventude Cidadã, no dia 18, às 19h, na Tenda da Petrobras, na Imbetiba. O objetivo é a entrega dos certificados de qualificação dos cursos realizados em 2007 e mobilizar os jovens para troca de informações e atualização de cadastro na Semtre, visando à inserção no mercado de trabalho.
Os convites para o encontro devem ser retirados na Central de Atendimento Especializada ao Trabalhador (Caet), na Estrada do Imburo, s/º - Ajuda de Baixo, das 9h às 16h ou no Senac, próximo a agência do Banco do Brasil, no centro. Os jovens devem levar a carteira de trabalho. Caso o jovem não possa este documento, é só levar um documento de identidade e uma foto 3x4 a Caet, para a emissão da carteira de trabalho. O encontro terá a participação do DJ Nadinho.
- A finalidade do encontro é entregar os certificados dos cursos de qualificação e manter atualizado o cadastro dos jovens que participaram do projeto, por conta do número de vagas de emprego, que chegam à secretaria, disponibilizadas por empresários locais, das quais os jovens acabam não tomando conhecimento. Além da qualificação sócio-profissional, o objetivo do projeto é a inserção no mercado de trabalho, ressalta Cláudio Bogado, secretário Executivo de Trabalho e Renda.
O PMPE é fruto do convênio firmado entre o Ministério do Trabalho e Emprego, a Semtre e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Comércio (Senac), que visa à qualificação sócio-profissional de três mil jovens de 16 a 24 anos. O projeto foi concluído em maio.
O PMPE já qualificou 3.055 jovens pelo Projeto Juventude Cidadã. Em 2007, também foram distribuídos pelo PMPE 90 kits de autonomia para jovens concluintes dos cursos de pintor, eletricista e cabeleireiro. O PMPE já tem cadastrado 4.911 jovens, com idades entre 16 e 24 anos, oferecendo qualificação sócio profissional com a participação em cursos e ações voluntárias. De fevereiro a novembro de 2007, o programa inseriu 751 jovens no mundo do trabalho.
A formação dos jovens no PMPE inclui cursos de qualificação, formação em cidadania e direitos humanos, além da prestação de serviços voluntários à comunidade, sempre apoiados e incentivados na elevação de escolaridade.
- Outra finalidade desse encontro é informar aos jovens sobre a Lei do Primeiro Emprego que beneficia os jovens inscritos no PMPE com incentivo por meio de bolsa auxílio de 1/3 do salário mínimo durante 12 meses. Esse benefício é pago aos jovens que foram contratados pela CLT a partir de 17 de abril, quando foi aprovada a Lei municipal – explicou a coordenadora do PMPE Dilma Negreiros.