Foto: Moisés Bruno
O encontro foi realizado na tarde desta quinta-feira (21), no Senai
O encontro de negócios entre empresas de Macaé da área de petróleo e gás e de Aberdeen, na Escócia, realizado na tarde desta quinta-feira (21), no Senai, bairro Botafogo, foi planejado em setembro, nessa cidade, durante a Offshore Europe, evento onde são apresentados os últimos lançamentos em produtos, tecnologias e serviços para o setor. A iniciativa de aproximar empreendedores europeus interessados em investir no Brasil e os locais partiu dos subsecretários de Indústria e Comércio, Rodrigo Romero; e de Ciências e Tecnologia, Joelson Tavares, que estiveram no Reino Unido para a feira europeia.
Rodrigo Romero ressaltou que é meta do governo municipal ser o fomentador dessas relações empresariais que são positivas para o desenvolvimento local. "As empresas presentes tiveram a oportunidade de apresentar-se e suas perspectivas. A partir de agora é possível que sejam firmadas parcerias ou sociedades entre elas", analisa.
Para Joelson Tavares, essa também foi uma boa oportunidade para a gestão municipal apresentar o projeto do Parque Científico e Tecnológico às empresas de Aberdeen que já possuem expertise sobre esse tema. A cidade escocesa possui mais de um parque desse tipo, o que possibilitou que se tornasse uma das principais exportadoras de tecnologia na área de petróleo e gás do mundo.
- Macaé e Aberdeen têm características semelhantes. Ambas eram cidades pesqueiras que passaram a concentrar empresas da área de petróleo e gás. Possuem números de habitantes semelhantes, entre outros fatores. Essa troca de experiências e a cooperação são muito positivas e vão ao encontro da política pública que estamos construindo para tornar Macaé produtora de conhecimento e fornecedora de tecnologia. O papel do poder público é o de facilitador das negociações -, disse.
Em suas explanações, os representantes das empresas de Aberdeen manifestaram interesse em investir no Brasil e mais especificamente em Macaé. Os das locais apresentaram o trabalho que realizam e se posicionaram abertos a parcerias. As empresas presentes são fornecedoras de produtos offshore, ou especializadas em treinamento, consultoria, certificação e gestão de qualidade.
Além dos executivos das empresas de Aberdeen, Entrada B2B, Nebosh, Aberdeen Drilling School e Ferguson/Ice Blue Offshore, também esteve presente a representante do Conselho Executivo de Comércio Internacional, Empresarial, Planejamento e Infraestrutura do município de Aberdeen, Kathryn MacFarlane; e o chefe da Equipe de Negócios da Câmara de Comércio Aberdeen & Grampian, Jul Julien Masse. Também explanaram os executivos da West Group e da Prioex e o representante da Subsecretaria de Ciências e Tecnologia, Ramon Narcizo.
Ramon apresentou as três áreas industriais de Macaé: Imboassica, Novo Cavaleiros e Cabiúnas; os aspectos econômicos e sociais do município, as empresas multinacionais e as universidade instaladas na cidade e em circunvizinhas e o projeto do Parque Científico e Tecnológico de Macaé, que tem como um de seus objetivos firmar parcerias internacionais. A exploração do pré-sal foi abordada como uma grande oportunidade para investimentos e a capacitação tecnológica como uma das grandes necessidade locais.
A cooperação é uma estratégia desejada também pelas empresas do Reino Unido. "Há muitos anos percebi que existem grandes oportunidade por aqui. Nossa perspectiva é virmos para o Brasil", disse Jim Cargill, diretor da Entrada B2B.
O encontro abordou ainda os temas: treinamento em saúde, segurança e gestão ambiental; escola de perfuração, treinamento em controle de poços, engenharia e otimização de perfuração; fornecimento de conteineres, cestas e unidades refrigeradas para uso offshore.