Prefeitura promove exposição Memorabilia de Alba Corral a partir desta sexta

28/09/2011 17:01:08 - Jornalista: Andréa Pessanha

Foto: Moisés Bruno

A abertura acontece às 19h e nos demais dias a visitação da exposição está aberta ao público, das 9h às 18h. A entrada é gratuita

Uma viagem ao passado através de fotos e objetos da antiga fábrica de tecidos Bariloche. A partir desta proposta será iniciada na próxima sexta-feira (30) até dia 14 de outubro, a Exposição Memorabilia, de Alba Corral, no Solar dos Mellos. A abertura acontece às 19h e nos demais dias a visitação da exposição está aberta ao público, das 9h às 18h. A entrada é gratuita.

Na ocasião, será mostrado um vídeo apresentado por Dona Alba contando toda a história da fábrica Bariloche, que fechou no começo dos anos 80, anos após a morte de seu marido na década de 70.

Já o acervo é composto por fotos da época mostrando seus familiares e funcionários, do processo de produção e a fachada da fábrica; de produtos como poncho e cachecol de 1972; amostras de tecidos; mantas e boinas escocesas; pequenas peças utilizadas pelos funcionários como lançadeira e tamanco de madeira.

O vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico da Fundação Macaé de Cultura, o professor de História Ricardo Meirelles, conta que dona Alba era casada com o empresário argentino, Mário Corral, que era um dos proprietários da fábrica em 1953.

- Dona Alba dava uma outra dinâmica à fábrica, que a tornava diferente daquela época, pois se preocupava muito com a questão social dos funcionários que tivessem filhos, e em sua maioria era formado por mulheres. Era o início da emancipação da mulher, que naquela época era a mão de obra maciça das indústrias do Brasil, explicou.

Ricardo Meirelles acrescenta que o trabalho realizado no período da indústria têxtil da fábrica Bariloche produzia tecidos, lãs, cachecóis, cobertores, obtendo força econômica no município e chegando a expandir-se para o grande Rio e São Paulo e também para outros países como Escócia e a Argentina.

- A preocupação de Dona Alba não era somente ganhar dinheiro, mas também com a assistência social, esportiva e cultural dos funcionários, como o coral da Bariloche muito bem visto pela sociedade daquela época. Com isto, ela fazia com que eles tivessem amor pela empresa E por suas causas, fortalecendo o grupo com verdadeiro laço de amizade, finaliza Ricardo Meirelles.

Sobre Alba Corral – Macaense de 77 anos, mãe de três filhos – Taís, Mário e Ariel, como ex-empresária, ex-vereadora, atual coordenadora da Agenda 21, ex-secretária de Promoção Social e ex-agente cultural, contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento de Macaé.

O Solar dos Melos, onde funciona na sede da subsecretaria de Acervo e Patrimônio Histórico, à Rua Conde de Araruama 248. Atende pelo telefone 2759-5049.






Fotos Relacionadas