Cerca de 70 profissionais da Educação Infantil, entre monitores e oficineiros de esportes e recreação das escolas da rede municipal de ensino, tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e aprender técnicas pedagógicas da confecção de brinquedos com materiais alternativos no segundo módulo do Curso “Jogos Interdisciplinares”, que teve como tema: "Construção de Brinquedos Alternativos”, realizado no auditório da Cidade Universitária, na última sexta, 27.
Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, programações como estas são primordiais para atualização daqueles que atuam nas das unidades de horário integral. “Esta é uma das prioridades da pasta: promover o enriquecimento profissional e integrar monitores, oficineiros e profissionais da Educação em uma programação que visa contribuir no processo educacional", disse.
Durante o evento, os participantes debateram estratégias e produziram materiais diversos como jogos de argola, carrinhos e caixas surpresas. A aula foi ministrada pela coordenadora de Educação Física, Walquíria Barroso Geraldo. Ela repassou informações de como transformar materiais recicláveis em brinquedos como aranhas, pára-quedas, jogos de encaixe e caixas sensoriais que, segundo ela, contribuem com a cognição, indução e criatividade dos estudantes.
Animados, os monitores participantes Josenilson Nunes, Sérgio Estaninlau e Joaquim Luís Freitas, fizeram questão de prestar atenção em todas as informações e estratégias ministradas. “Nosso objetivo é conquistar as crianças, através de atividades criativas. Este curso está sendo enriquecedor. A partir deste curso vamos inovar nossas aulas. A organização está de parabéns”, falou Estaninlau.
Presente no curso, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Alves, salientou que os Jogos Interdisciplinares têm a finalidade de trabalhar atividades integradoras que desenvolvam conteúdos voltados para a recreação e desenvolvimento do conteúdo de formação cognitiva.
— Estamos muito satisfeitos com o interesse dos oficineiros em saber novas técnicas para produzir brinquedos junto aos alunos. Além da prática pedagógica de integrar os alunos também está sendo trabalhada a preservação do meio ambiente. Estes alunos verão materiais como garrafas pets e papelão com outro olhar — destacou.
A subsecretária lembrou ainda que, promovendo cursos que visam ensinar a montar brinquedos com materiais alternativos, os profissionais de educação ajudam na preservação do meio ambiente. "Levamos os educadores a conscientizarem as crianças da importância da reciclagem”, lembrou a subsecretária.