logo

Prefeitura promove ordenamento turístico nas cachoeiras da região serrana

09/01/2015 18:02:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Divulgação - Ambiente

Ações na região serrana buscam ordenamento turístico

O ordenamento turístico em toda a região serrana está sendo intensificado neste verão pela secretaria de Ambiente da Prefeitura de Macaé. No distrito do Sana, por exemplo, sete monitores orientam turistas sobre as regras para visitação. Entre elas, não ingerir bebida alcoólica nas cachoeiras, evitar extrair plantas e pisar em pedras escuras ao caminhar nas cachoeiras para se proteger de escorregões.

Segundo a bióloga Patrícia Carmona, os monitores também fazem controle da visitação das cachoeiras com livro, onde há identificação dos banhistas. A cachoeira mãe suporta até 400 pessoas. "Também orientamos os turistas a não entrarem no ambiente das cachoeiras com animais, os quais devem ficar em uma de nossas bases esperando seus donos retornarem do banho", pontua.

Conscientização - A Secretaria de Ambiente informa que foi uma conquista o trabalho dos monitores, que contribuem para disseminar informações aos turistas sobre o projeto Verão Limpo, distribuindo sacolas de lixo para esse público, além de alertá-lo sobre questões de segurança, já que estão numa Área de Preservação Ambiental (APA).

O monitoramento diário tem parceria com empresas que fazem licenciamento no município. Elas aderiram aos programas de educação ambiental de Macaé e estão atendendo à resolução 003 do Conselho Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Commads). Na base Bambu, os turistas são quantificados todos os dias. Esse trabalho vai durar até a primeira quinzena de abril, na Semana Santa.



Placas de Alerta

Placas de alerta estão sendo instaladas em diversos pontos da região serrana, nas Áreas de Proteção Permanente (APP). Os alertas são sobre a proibição de queimadas para churrasco, entre outros. A fiscalização ambiental promove a verificação se há alguma destruição da natureza e a Guarda Ambiental ajuda no ordenamento do uso das beiras dos rios.

Essas placas educativas também estão sendo instaladas nas cachoeiras das Bicudas Grande e Pequena, Areia Branca, Siriaca (Glicério), Frade e Córrego do Ouro.