logo

Prefeitura promove palestras para integrantes da Guarda Sênior

26/11/2013 11:09:00 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Foto: Bruno Campos

O evento aconteceu no auditório do Centro de Convivência do Idoso

Cento e quarenta idosos da Guarda Sênior foram alvo de duas palestras sobre os direitos da mulher e do idoso, que ocorreram na tarde de segunda-feira (25), no auditório do Centro de Convivência do Idoso (CCI), fazendo parte da programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher. Este evento é promovido pela Subsecretaria de Políticas para Mulheres da Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Macaé.

A coordenadora do Centro de Referência da Mulher, a advogada Ilana da Silva Pacheco, disse que sua equipe esteve no CCI para explicar sobre os serviços do órgão público para as mulheres, sendo ponto forte a temática da Lei Maria da Penha.

- Queremos nesses 16 dias trabalhar com as diferentes facetas da mulher: seja idosa, negra ou deficiente e ainda a que mora na região serrana ou a mulher que é mãe de adolescentes assistidos pelo Centro de Recursos Integrados de Atendimento ao Adolescente (Criaad). Aquela que é migrante também receberá palestra no Centro Pop. Haverá orientação para todas elas, avisou Ilana.

Na palestra, que durou cerca de 60 minutos, ela falou sobre as formas de violência, como denunciar isso, além das inovações da Lei Maria da Penha, entre outros temas devidamente explanados através de data show.

Segundo a guarda sênior Clelia da Silva Morais, de 75 anos, a palestra esclareceu sobre muitos pontos que ela não sabia, como por exemplo, o fato de que qualquer pessoa pode fazer a denúncia contra o agressor. "Antes pensava que apenas a vítima poderia dar parte sobre os maus tratos sofridos", disse.

Idoso

Já a assessora jurídica da Subsecretaria do Idoso, a advogada Cesária Catarina C. R. M. Souza, proferiu a segunda palestra do dia, abordando as formas de violência contra a pessoa idosa. Ela também falou sobre os direitos da pessoa idosa que estão na Legislação Brasileira.

Ela disse que os idosos têm direito à previdência, assistência social, habitação e à saúde, com preferência nos atendimentos hospitalares. "O idoso não pode sofrer violência física, psíquica ou moral. Os filhos devem dar alimentação aos pais caso estes precisem. O idoso tem direito ainda à cultura, lazer, educação e ao esporte. Um exemplo disso é a meia-entrada em eventos culturais", pontuou.

A guarda sênior Jorceli Gonçalves de Brito, de 65 anos, disse que não sabia que os filhos têm a obrigação de oferecer pensão alimentícia aos pais idosos. Para ela, essa palestra foi muito importante.

Programação

A programação dos 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra a mulher encontra-se no link abaixo:



http://www.macae.rj.gov.br/desenvolvimentosocial/conteudo?id=2870