logo

Prefeitura promove projeto de arborização em escola municipal

19/04/2012 11:00:00 - Jornalista: Secretaria Municipal de Comunicação

Os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Marli Vasconcelos Lemos participaram, na quarta-feira (18), de um projeto de arborização da unidade, realizado em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. Na ocasião, os alunos do Maternal I e II e do Pré I e II auxiliaram no plantio de mudas de Flamboyant e Coqueiro Anão, que foram colocados em vários pontos do pátio da unidade de ensino. A ação faz parte do projeto “Terra: meu planeta vida!”, desenvolvido na escola e que engloba diversas ações ligadas ao meio ambiente e sustentabilidade.

A unidade de ensino recebeu da Subsecretaria de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, no total, 12 mudas, que foram batizadas e ainda receberam uma pintura feita pelos próprios alunos na estrutura montada ao redor das árvores. Mas, a consciência ambiental, trabalhada com estes alunos, vai além do plantio realizado hoje, como explicou a professora e orientadora ambiental, Nataniele de Almeida:


- A escola trabalha com um projeto ambiental grande, que move a escola durante todo o ano. É feito um trabalho de conscientização em sala de aula, além de visitas a locais, como a Lagoa de Imboassica, exposições, feiras e parques, sempre para ensiná-los, de forma lúdica, a importância de preservar o meio ambiente. Com o plantio das mudas vamos poder sentar embaixo destas árvores, para contar uma história para eles e realizar outras atividades. Nosso objetivo, inclusive, é ampliar este projeto a outras escolas.


Os alunos que participaram do plantio se mostraram satisfeitos com as árvores e prometeram cuidar daqui para frente: “Vamos botar água e não vamos deixar ninguém machucar as árvores”, disse Ronalfy de Souza, aluno do Pré II.


A escola Marli Vasconcelos Lemos realiza outras ações ligadas à preservação do meio ambiente. Uma delas é o projeto de reciclagem, onde os materiais arrecadados ao longo do ano, como papelão, garrafas PET e óleo, são revertidos em benefícios à própria escola. Além disso, o material é contabilizado e os alunos que arrecadam mais materiais são premiados com brindes doados pelas empresas que fazem o recolhimento: “Trabalhamos com reciclagem, através de materiais que as crianças, professores e a comunidade trazem para nós e são revertidos em benefícios da escola”, disse a professora.


Outro projeto realizado pela escola é a coleta seletiva, em que o lixo orgânico é separado e passa por um processo para utilização como adubo na horta. A escola também pretende montar um jardim. A unidade de ensino ainda participa do programa “Viva Meio Ambiente”, promovido pela Autopista Fluminense, que visa promover a conscientização ambiental junto a educadores e alunos de escolas:


- Trabalhamos nas escolas com o objetivo de levar aos professores, funcionários e estudantes uma reflexão sobre a importância da preservação do meio ambiente, explicou a subsecretária de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, Cláudia Márcia Alves.


A próxima unidade de ensino a receber o plantio das mudas deve ser o Colégio Generino Teotônio de Luna, na Virgem Santa.


Outros projetos – A Secretaria de Educação, por meio da Subsecretaria de Cultura, Esporte, Saúde e Meio Ambiente, também realizou parcerias para o plantio de mudas nas escolas. Uma delas, com a ONG Casa do Caminho, resultou no projeto Campos Verdes que percorreu as escolas Ancyra Gonçalves Pimentel, Dolores Garcia Rodriguez, Zelita Rocha, Ciep Maringá, Aterrado do Imburo, São Sebastião dos Quarenta, além do Sana. A empresa Transpetro também realizou o plantio de mudas de Pau-Brasil no Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo, em 2011.