Com uma política de saúde pública pautada na prevenção e promoção da saúde, a prefeitura de Macaé por meio da secretaria Especial de Saúde promoverá, entre os dias 22 e 28 de setembro, a I Semana de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero. A campanha acontecerá em diversas unidades de saúde na sede do município e na região serrana e visa prevenir e diagnosticar a doença.
De acordo com a gerente do Programa de Atenção Integral a Saúde da Mulher, a ginecologista Vanja Beatriz Leite, a meta é atingir todas as mulheres que nunca fizeram o exame preventivo ou que estejam mais de um ano sem realizá-lo, além das gestantes. “O exame preventivo ou Papanicolau é indolor e rápido, a mulher não precisa ficar preocupada ou com vergonha”, diz, alertando que só através do exame que é possível detectar o câncer do colo do útero, a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres.
Vanja lembra ainda que o objetivo do secretário de Saúde, Luiz da Penha, é fazer com que a Semana de Prevenção ao Câncer do Colo do Útero faça parte do calendário anual da secretaria. “Entre 2002 e 2007 foram registrados 12 casos de câncer do colo do útero em estágio avançado, o nosso objetivo é que isso não aconteça mais, pois a doença quando detectada precocemente tem 100% de chance de cura”, alerta.
No dia da abertura, que será no sábado, a secretaria Especial de Saúde disponibilizará quatro unidades de saúde, Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Núcleo de Atendimento à Mulher e a Criança, dos bairros Aroeira e Barra e um pólo na região serrana que ainda será definido pela equipe. Nestas unidades haverá palestras de orientação para as mulheres sobre a importância do exame e coleta de preventivo. Durante a semana, a campanha será realizada também nas Unidades Básicas de Saúde. Os casos que apresentarem qualquer tipo de alteração serão encaminhados para tratamento.
A ginecologista ressalta que a secretaria Especial de Saúde oferece o exame preventivo em diversas unidades de saúde, inclusive no Programa Saúde da Família. Por mês, são coletados aproximadamente 1.500 exames, destes, muitos ficam na unidade sem que as mulheres voltem para apanhar o resultado. “É importante que as mulheres se conscientizem e levem o resultado do exame para o seu médico para as orientações necessárias”, conclui.
Campanhas educativas estão no Plano Diretor
Campanhas educativas e medidas preventivas adotadas pela saúde estão pautadas nas diretrizes no Plano Diretor, aprovado em 2006. Consolidada pela participação popular, o conteúdo da nova lei traduz ações como a Semana de Prevenção ao Câncer do Colo de Útero, visando melhorar a qualidade de vida da população e promover campanhas de cunho educativo e informativo pela mídia.
No capítulo da saúde, também está a promoção de melhoria nas ações de vigilância, prevenção, diagnóstico, tratamento e assistência voltado aos portadores de DST/Aids. Mais que atender de forma à obrigatoriedade legal, o Plano Diretor estabelece objetivos, contém diretrizes e indica ações estratégicas que possibilitam à administração municipal exercer uma gestão em sintonia com os cidadãos.