O secretário Especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, representou o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, na cerimônia de entrega das ligações elétricas e da inauguração do Tele-Centro Comunitário no Assentamento Celso Daniel. Durante o evento, o secretário propôs novas parcerias para a comunidade. Moradores do assentamento já participam dos Grupos de Economia Popular Solidária – EcoPopSol, formados e desenvolvidos, há dois anos, pela secretaria Executiva de Trabalho e Renda (Semtre). O grupo Celso Daniel trabalha com agricultura, e produz doces e artesanatos.
A instalação das ligações elétricas para 232 famílias do Celso Daniel, faz parte do programa Luz para Todos, do governo federal, desenvolvido pelo Ministério de Minas e Energia e Furnas Centrais Elétricas S.A, que beneficiará cerca de 1.160 famílias. O programa atende 1,2 mi domicílios, cerca de seis milhões de pessoas em todo o país, e 1,6 mi na região Sudeste e Goiás, área de atuação de Furnas. O Tele-Centro Comunitário é outra parceria do governo federal com a empresa, em prol da inclusão digital nas comunidades atendidas.
Marcílio Magalhães, representante do programa Luz para Todos e do Ministério, ressaltou a importância do acesso à energia elétrica para as famílias do assentamento. “Esse fato hoje permite o resgate de uma dívida social com milhares de trabalhadores rurais esquecidos durante anos pelo poder público. Os trabalhadores não terão força sem apoio do poder público. O projeto foi idealizado, exatamente, para essas comunidades assentadas, quilombolas e indígenas”, destacou.
Nesta quarta-feira (1º), cerca de 20 pessoas do assentamento participaram do curso de boneca com palha de milho, promovido pela secretaria de Trabalho e Renda. Juvêncio Paps, informou ao representante da Associação dos Moradores e Produtores Rurais do Assentamento, José Ribamar Coelho (o gaúcho), que a prefeitura enviará um representante ao local para viabilizar proposta para novas parcerias para a comunidade.
- A entrega das ligações elétricas ressalta a importância da ação do governo municipal em buscar convênios junto ao governo federal, trazendo desenvolvimento para todos. O município mantém boa relação com o governo federal, facilitando ações para o desenvolvimento de Macaé, cidade importante no cenário econômico nacional. A prefeitura disponibilizará um funcionário para estar em contato com a comunidade do assentamento para realizarmos novas parcerias - declarou Paps.
O secretário de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, lembrou que a instalação da energia elétrica no Assentamento Celso Daniel abre um novo leque para ações do governo municipal junto aos moradores. “Esse fato abrirá novas oportunidades à comunidade, possibilitando à Semtre desenvolver novos cursos na área de qualificação profissional e geração de renda”, informou.
Carlos Gilberto Áureo, representante da secretaria Estadual de Agricultura, observou que a implantação do projeto Luz para Todos possibilita à comunidade do assentamento uma condição melhor de atuação no mercado.
- Além disso, esse evento também mostra a integração entre os diversos níveis de governo: do federal, através de Furnas, do estadual com a atuação da secretaria de Desenvolvimento Econômico e de Agricultura, do município com a Semtre atuando com cursos e a de Interior dando assistência aos moradores, e da Câmara Municipal com os vereadores, apoiando a comunidade. As empresas, concedendo energia se somam para propiciar o desenvolvimento econômico e social local - disse.
O vereador Maxwell Vaz, representante da Câmara Municipal; Luiz Carlos Oliveira, coordenador do programa Luz para Todos no Estado do Rio de Janeiro; Gleyse Peiter, coordenador de responsabilidade social de Furnas Centrais Elétricas; Olímpio Paz, representante da Ampla, também participaram da cerimônia de entrega das ligações e do Tele-centro Comunitário.