logo

Prefeitura prossegue com as obras na orla da Praia Campista

14/02/2008 15:35:40 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Após a conclusão da primeira etapa das obras de reconstrução do calçadão e ciclovia e construção do muro de contenção da orla da Praia Campista, nas imediações do edifício Macaé Palace, num trecho de aproximadamente 140 metros, a prefeitura de Macaé e a secretaria executiva de Obras continuam as obras de reconstrução da orla, no trecho situado próximo à AABB.

Segundo o secretário executivo de Obras, Tadeu Campos, a obra é corretiva e tem previsão de ser concluída em cerca de 30 dias. Além da recomposição da orla, uma parceria entre as secretarias executivas de Obra e de Meio Ambiente (Semma) vai recompor a vegetação de restinga na extensão da praia.

- Os pontos mais atingidos pela ressaca foram aqueles nos quais a vegetação de restinga não mais existe. A vegetação ajuda a preservar esse trecho da praia, evitando a erosão causada pelas fortes ondas. Recompondo a restinga, vamos ajudar a proteger a orla - diz o secretário.

O calçadão da Praia Campista foi atingido pela ressaca na orla macaense em 28 de julho de 2007, destruindo cerca de 700 metros do calçadão e da ciclovia. Além das imediações do Macaé Palace, a ressaca afetou também os trechos em frente à AABB e ao Clube Cidade do Sol. Na obra de recuperação, a fundação original está com quase três metros, reforçando a estrutura. O preenchimento é feito com concreto e o paredão existente tem cerca de dois metros e trinta, estando no nível zero da maré.

Num primeiro momento, após a ressaca, a prefeitura preparou o local para construção do muro de contenção, colocando centenas de sacos de areia para conter a força do mar. Com o fim da ressaca, a Semob iniciou as obras de proteção, com colocação de estacas de aço, ou piper drill (tubos de perfuração) nos dois lados da calçada a ser reconstruída. São ao todo cerca de 200 estacas de cada lado, distanciando uma da outra em um metro, totalizando quase 400 estacas de aço de mil milímetros.

Após a colocação dos tubos de perfuração, foi iniciada a construção do muro de concreto, para garantir a segurança da área, já que com as mudanças no nível do mar, as fortes ressacas dos últimos anos vêm levando grande parte da areia principalmente onde não há vegetação de restinga, proteção natural da orla.

Além da reconstrução do muro de contenção e recuperação das calçadas e ciclovia, Tadeu Campos informa que o município está intensificando os estudos e vai buscar o apoio das outras esferas de governo - federal e estadual - para definir as melhores opções para sanear os problemas na orla em Macaé.