Voltada para melhor atender aos estudantes dos 1º ao 5º anos, 6º ano, 9º anos e Ensino Médio, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, segue com a distribuição de livros didáticos para a rede municipal de ensino. Nesta quarta-feira (19), as escolas municipais Raul Veiga, Fantina de Mello e Ivete Santana receberão 1.630 livros didáticos para serem utilizados no ano letivo de 2013.
Os livros direcionados a todas modalidades de ensino estão sendo enviados pelos Correios, para as escolas situadas na área central, e pela Secretaria de Educação para as unidades localizadas na Serra. O próximo passo da secretaria é continuar remetendo os livros para as unidades da Serra, como Pedro Adami, Sana, Carolina Curvello Benjamin. A entrega faz parte da ação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), que em Macaé é responsável pelo encaminhamento de um total de 95.729 livros até o mês de fevereiro. O objetivo é melhor atender a demanda das escolas e reforçar a qualidade de ensino.
Segundo o secretário de Educação, José Augusto Abreu Aguiar, é necessário que os responsáveis pelo livro didático sigam todas informações da coordenação do Programa do Livro.
- Temos uma equipe que trabalha em prol de um trabalho de excelência, voltado para a capacitação dos profissionais responsáveis pelos livros, zelo, armazenamento e cuidado com o livro e valorização quanto à produção textual e até mesmo incentivos, a exemplo do personagem mascote cuidador - ressaltou.
Antecipando o recebimento dos livros, a equipe pedagógica formulou uma planilha com consolidado, em que constam os nomes das coleções existentes nas unidades, nomes das escolas, livros com disciplinas específicas e o número de alunos matriculados nas unidades.
Satisfeita com os resultados apresentados no decorrer do ano letivo pelo Programa do Livro Didático, a coordenadora, Roze Tomás, lembrou que os livros didáticos para a gestão de 2013 foram escolhidos de forma democrática. “No caso do 1º ao 5º ano de escolaridade, todas as turmas receberão livros novos. Já as turmas de 6º ao 9º ano e do Ensino Médio recebem uma complementação de livros didáticos”, completou.
Ela pontuou ainda que as ações pedagógicas e de práticas inovadoras referentes ao Livro Didático devem fazer parte do ano letivo de 2013.
- Este ano, mobilizamos a comunidade escolar em diversas campanhas que exaltam a importância do livro, como o concurso de slogans e a produção do mascote “Cuidador do Livro Didático”, além do projeto “Relatos de um amigo, o livro”, com os alunos-autores da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Franco – informou Roze.
O projeto, que tem o título “Pequenos Grandes Autores”, conta com uma coletânea de gêneros textuais, como poemas, acróstico, desenhos e histórias em quadrinhos produzidos pelos alunos. A intenção é replicar estas ações para outras escolas municipais em prol do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Entre duas opções, a coleção escolhida pelas escolas de Macaé foi a Buriti da Editora Moderna. A coleção, que contempla classes do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, apresenta os componentes curriculares: Letramento e Alfabetização, Alfabetização Matemática, Língua Portuguesa, Matemática, História, Ciências e Geografia.
A Coordenação do Livro Didático da Educação já registrou os dados correspondentes à escolha de suas escolas no sistema do PNLD campo. O PNLD tem como principal objetivo subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica. Após a avaliação das obras, o Ministério da Educação (MEC) publica o Guia de Livros Didáticos com resenhas das coleções consideradas aprovadas. O guia é encaminhado às escolas, que escolhem, entre os títulos disponíveis, aqueles que melhor atendem ao seu projeto político pedagógico. O programa é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento.