Equipes da prefeitura e voluntários do Programa Macaé Primeiro Emprego / Juventude Cidadã prosseguem com o mutirão de combate ao caramujo africano. Nesta quarta-feira, as equipes estarão no Campo do Oeste, e na quinta-feira, na Virgem Santa. Encerrando o mutirão, na sexta-feira a campanha vai ser feita nos bairros Nova Holanda e Nova Esperança. Ao todo, 30 pessoas trabalham na coleta do caramujo.
Os jovens voluntários do Programa Macaé Primeiro Emprego / Juventude Cidadã ajudam na conscientização da comunidade, orientando os moradores sobre a maneira correta de coletar os caramujos em suas residências. Este é o projeto piloto da campanha de combate ao caramujo africano. Nesta primeira etapa, foram escolhidos os bairros com maior índice de reclamação.
Os moradores estão sendo orientados a fazer a coleta usando luvas ou sacos plásticos. “Nunca se deve pegar o caramujo com as mãos”, orientou o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo. Depois da coleta, os moluscos devem ser colocados em outro saco com sal e esmagados. Os restos devem ser jogados no lixo.
Participam do mutirão funcionários das secretarias de Meio Ambiente, Serviços Públicos, Saúde, do Centro de Controle de Zoonozes e da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape). As equipes trabalham na coleta dos moluscos nas vias públicas, como praças e terrenos baldios.