Foto: Ana Chaffin
Canal terá seis metros de largura por dois e meio de altura
Prosseguindo com as ações de macrodrenagem do Programa Água Limpa, a prefeitura de Macaé continua a instalação do novo canal da Avenida Evaldo Costa (Ayrton Senna). O canal, com seis metros de largura por dois e meio de altura, vai ampliar a vazão das águas pluviais da região, para dar um fim aos alagamentos quando chove mais forte na cidade e que causam transtornos aos moradores.
As obras estão em fase de assentamento e concretagem das peças pré-moldadas que compõem o canal, dando continuidade às escavações para avançar mais 100 metros na abertura dessa rede de drenagem. Continua também a retirada das árvores sobre o antigo canal da Evaldo Costa e o replantio dessas árvores no Sambódromo da Linha Verde.
Essa nova rede de drenagem pré-moldada vai substituir os pequenos tubos ármicos de 1,2 metro de diâmetro existente no local e que está assoreada, dificultando o escoamento pluvial. A nova rede vai tornar a vazão pluvial dez vezes maior. O novo canal vai escoar a água pluvial do Visconde, Riviera, Sol y Mar. Começando pelo Riviera, essa água vai seguir pelo canal da Evaldo Costa, canal da Antônio Curvelo Benjamim, Linha Vermelha, passando pelo Canal Fábio Franco, seguindo em direção às elevatórias da Télio Barreto, onde será bombeada para o ponto de deságue, no Rio Macaé.
As obras estão sob a responsabilidade do Consórcio CBPO/Zadar, vencedor da licitação das obras da primeira fase do Programa Água Limpa, e são fiscalizadas pela secretaria de Obras Públicas (Semop). Segundo o engenheiro do consórcio, Edilson Ferreira, o prazo de conclusão desse novo canal da Evaldo Costa é no final deste ano. As obras seguem em ritmo acelerado, com mais de 120 homens trabalhando, inclusive nos finais de semana.
O Programa Água Limpa tem prazo de conclusão de quatro anos. O município investe nesse programa de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico de Macaé R$ 277 milhões. Segundo informa o engenheiro Edilson, na próxima semana começa a mobilização dos equipamentos para dar início à construção de nova elevatória nas proximidades da Télio Barreto. As obras dessa elevatória começarão depois do feriado de Corpus Christi. Nela, serão instaladas três novas bombas capazes de escoar, cada uma, 1,5 mil litros por segundo. Essas bombas vão ampliar a vazão pluvial, juntamente com as duas outras, já existentes na antiga elevatória, que escoam cada uma mil litros por segundo.