Começa nesta quarta-feira (30), na sede da Secretaria Municipal de Educação, o Programa de Formação Continuada da Subsecretaria de Educação Infantil 2011. Nesta etapa, o programa é voltado para auxiliares de serviços escolares. Os resultados desse trabalho, que teve início no primeiro semestre de 2010, melhoram a qualidade do ensino e o cuidado com crianças na faixa etária de dois a cinco anos da rede municipal. As inscrições podem ser feitas até a data de início dos três módulos oferecidos.
O primeiro módulo do “Curso para Auxiliares de Serviços Escolares das Escolas Municipais de Educação Infantil (EMEI)” terá duas turmas, uma no turno da manhã e outra à tarde, com 50 vagas em cada. O tema será “A arte de ser criança: entendendo o desenvolvimento infantil e outras abordagens”. Os temas dos módulos serão tratados em três encontros quinzenais cada um.
- É importante oferecermos formação aos auxiliares de ensino, porque eles atuam junto aos professores, mas geralmente não possuem qualificação. Além do trabalho pedagógico, que inclui arte e recreação, oferecemos no ano anterior treinamento em “Primeiros Socorros” para todos os profissionais das escolas, destacou o secretário de Educação, Guto Garcia.
O segundo módulo, que será consecutivo ao primeiro, será “Organização nas EMEIs” e o terceiro, “A criança e seu mundo: aprendendo com a natureza”. Cada etapa dispõe de 50 vagas em cada turno, equivalente a cerca de duas vagas para cada uma das 51 escolas de educação infantil. Até 300 profissionais poderão ser atendidos, mas os interessados poderão se inscrever em mais de um módulo.
Profissionais aprovam programa
Professores das EMEIs, durante o curso de formação continuada da Subsecretaria de Educação Infantil, que começou dia três, comentaram o sucesso das aplicações propostas pelo programa em suas salas de aula.
- Quando fazia o trabalho de modelagem pedido pelo curso, concentrada no projeto que pretendemos elaborar na escola, tive um momento de relaxamento que foi muito criativo. Esse tipo de reflexão proposta tem resultado na sala de aula, disse a professora da escola Alcina Muzzi de Jesus, no Sana, Emanuele Proença.
Durante o último encontro, sobre os modos de criação e as atividades criadoras segundo o psicólogo Lev Semenovitch Vygotsky, as educadoras, além da teoria, puderam praticar, tendo como recursos textos de Euclides da Cunha, Mário Quintana, entre outros, e imagens que instigam sentimentos pessoais, para posterior produção com a utilização de diversos materiais.
Houve ainda uma apreciação crítica de projetos desenvolvidos nas escolas da rede, que depois de repensados serão aplicados novamente. A nova proposta também será avaliada nos próximos encontros.
- Acreditamos que é nessa participação efetiva, nessa interação com o grupo, é onde vai acontecer a aprendizagem. Buscamos uma troca de experiências e a elaboração de propostas de estudo pelo grupo. Quando se vivencia algo, fica muito mais fácil levar a proposta para os alunos. A criança é capaz de fazer e de criar. Não importa o produto final e sim o processo de criação, desde a escolha do material até maneira como ela vai utilizá-lo, explica uma das coordenadoras da Formação Continuada, Elisa Azevedo Portugal.
Este curso, também elaborado pelas coordenadoras Cândida Linhares e Inês Bento Neto, tem três módulos, dois de cinco encontros quinzenas e um de seis. Ele já possui quatro turmas com uma média de 54 docentes. Encerrando-se esse módulo de Arte, terá início o “Trabalhando com Projetos” e depois o “A Criança e a Natureza”. Haverá ainda um encontro de encerramento que integrará todos os participantes. Mais informações podem ser obtidas pelo número 2772-4955.