Prefeitura quer apoio da Serla e Feema para retirar casas à beira de canais

16/02/2006 15:54:18 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

A Prefeitura de Macaé vai pedir o apoio da Serla e da Feema, para a retirada das casas situadas à beira do Canal Macaé/Campos e de outros canais que cortam o município. Segundo o secretário municipal de Obras, Tadeu Campos, a colaboração desses dois órgãos estaduais, responsáveis pela fiscalização das questões ambientais nos municípios, é importante para o processo de retirada das famílias que vivem à beira dos canais.

O secretário diz que o problema dessas construções irregulares em Macaé não acontece apenas às margens do Canal Macaé/Campos. Acontece também às margens de outros canais, como do Capote, Três Pontes, Malvinas, Jurumirim, Águas Maravilhosas e Leocádia (canal coletor e braço do Rio Macaé) e até no canal Fábio Franco, que divide alguns bairros do centro da cidade.

As construções irregulares, a maioria resultante de invasões, causam obstrução dos canais, já que muitos moradores aterram e, muitas vezes, cercam os terrenos em volta das casas, dificultando a entrada de máquinas para efetuar a limpeza e drenagem. Isso, sem falar nos sérios problemas para os corpos d’água, que são o lançamento de esgoto e deposição de lixo.

- Macaé tem vivenciado esse problema quando chove mais forte, pois com os canais obstruídos, as galerias de águas pluviais não conseguem dar vazão, causando enchentes, alagando ruas, residências e trazendo prejuízos à população. A retirada das casas à beira dos canais precisa ser feita e, para isso, a prefeitura está buscando o apoio da Serla e Feema para iniciar o processo – conclui Tadeu Campos.