A prefeitura de Macaé está disposta a retomar o convênio com a Universidade Federal Fluminense (UFF) para a permanência do curso de Direito na cidade. Nesta quarta-feira, durante a inauguração da Cidade Universitária, o prefeito Riverton Mussi recebeu o apoio do governador do estado, Sérgio Cabral, e do reitor da UFF, Roberto de Souza Sales, para resolver o assunto.
- Estamos dispostos a oferecer toda a estrutura física para o curso de Direito, mas precisamos da contrapartida do Ministério da Educação (MEC) para que fique para o Governo Federal o ônus da contratação dos professores. Estamos em negociação para resolvermos tudo da melhor forma possível, disse o prefeito.
Na próxima segunda-feira, o presidente da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), Joelson Tavares Rodrigues, o secretário Especial de Desenvolvimento Sustentável, Juvêncio Papes, e o reitor da UFF têm uma reunião marcada para voltar a discutir o assunto. A proposta da prefeitura é oferecer à universidade espaço físico dentro da Cidade Universitária, com Escritório Modelo e biblioteca. Pela proposta do convênio, a UFF ficaria responsável pela contratação dos professores para Macaé.
De acordo com o reitor da UFF, Roberto de Souza Sales, a universidade está disposta a manter não só o curso de Direito em Macaé, mas também os de Ciências Contábeis e Administração, que já têm convênio com a prefeitura. Segundo ele, dentro do processo de interiorização da UFF, já foi encaminhado ao MEC pedido de recursos para contratar recursos humanos da própria região.
O curso de Direito da UFF em Macaé é fruto de um convênio com a Fundação Estadual do Norte Fluminense (Fenorte), que termina em dezembro deste ano. Os estudantes chegaram a ter aulas suspensas por conta de greve dos professores, que ficaram com salários atrasados.
- Já resolvemos este problema do repasse da verba da Fenorte e estamos dispostos a auxiliar a prefeitura para que o curso de Direito continue em Macaé, disse o governador Sérgio Cabral.
Durante a inauguração da Cidade Universitária, estudantes da UFF fizeram uma manifestação sobre o assunto. No final da solenidade, o prefeito conversou com o grupo e reafirmou o interesse do município na permanência do curso de Direito do município.