Foto: Arquivo Secom
Lan houses: prefeitura recebe em média três pedidos de novas unidades por dia
A prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia, reabre essa semana a Lan House Pública da Barra. Fechada desde o furto de máquinas em junho, o espaço, localizado na Praça dos Navegantes, recebeu grades de proteção e foi equipada com os computadores montados com peças e estrutura de máquinas caça-níquel. O horário de funcionamento será das 10h às 19h.
De acordo com o secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, o local ainda não havia sido reaberto porque estava aguardando a instalação das grades de segurança. “Precisamos garantir a segurança. Além das grades, também colocamos na Lan House máquinas que utilizam as estruturas de caça-níquel. Essas máquinas só funcionam juntas, e se separadas deixam de ter utilidade”, explicou.
A Lan House da Barra foi a única furtada desde o início do projeto, em 2008. “Em geral, a população entende que estes espaços são dela e por isso zela pelas Lan Houses. Até a da Barra ser arrombada, não tínhamos tido nenhum caso de furto. Pelo contrário. Recebemos em média três pedidos por dia de novas Lan Houses Públicas”, comentou José Vicente Rodrigues, coordenador do Programa Macaé Inteligente, do qual as Lan Houses fazem parte.
Esta é a segunda Lan House Pública a ser equipada com máquinas montadas a partir de estruturas de caça-níquel. A primeira foi inaugurada em julho deste ano, na Associação de Moradores da Malvinas.
A doação do material, realizada pela Receita Federal, faz parte do convênio de educação fiscal, firmado com o município, onde todo o material apreendido é utilizado em benefício da população.
O secretário Guto Garcia lembra que as empresas que tiverem interesse também podem fazer parceria com a secretaria. “Quem quiser nos ajudar a disponibilizar mais pontos de acesso gratuito à internet pela cidade, promovendo a inclusão digital de centenas de pessoas, pode colaborar tanto com os custos de implantação quanto de manutenção”.
As empresas que tiverem interesse, além de realizar a doação de equipamentos para a reciclagem, podem adotar uma lan house pública, através do financiamento de mão-de-obra, hub/switch, infraestrutura/cabeamento, ar-condicionado, mobiliário, material de limpeza/ manutenção, material de escritório. As empresas podem ainda colaborar com o aluguel de computadores, bolsas dos monitores, link de adsl ou rádio, bolsa desemprego e seguro total.
Para mais informações sobre o projeto ou doações, entrar em contato pelo telefone 2759 0636 ou procurar a Fábrica de Cidadania,que fica na Rua Teixeira de Gouveia, 634/640, centro, Macaé.