logo

Prefeitura reafirma parceria com UFRJ e garante cursos de medicina e enfermagem para 2009

10/03/2008 17:09:52 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O prefeito de Macaé Riverton Mussi, reafirmou seu compromisso da vinda dos cursos de Medicina, Enfermagem e Nutrição junto à direção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em reunião nesta segunda-feira (10) o prefeito discutiu detalhes técnicos para a construção e instalação dos laboratórios de aulas práticas e de pesquisa para os docentes, na Cidade Universitária. A reunião teve como objetivo o ajuste do cronograma para atender os cursos já instalados e os futuros cursos.

- Queremos garantir um ensino de qualidade com todas a ferramentas necessárias para que no futuro, com aval da UFRJ, tenhamos profissionais preparados para enfrentar o mercado de trabalho cada vez mais exigente, frisou.

O prefeito disse ainda que o projeto e orçamento para a ampliação da Cidade Universitária - que prevê a construção de mais dois blocos - será enviada no início do próximo mês ao Tribunal de Contas para autorização do processo licitatório. “O objetivo é consolidar o papel da Cidade Universitária com a implantação destes novos cursos já em 2009”, garantiu Riverton.

De acordo com o diretor da Faculdade de Farmácia, Carlos Rangel Rodrigues, os professores estarão definitivamente na cidade, a partir do mês de agosto. “O primeiro vestibular para os cursos que estão em andamento na Cidade Universitária (Biologia, Química e Farmácia), foi um sucesso. Algumas empresas da área farmacêutica já se mostraram interessadas em se instalar em Macaé, devido a oferta de mão de obra qualificada”, ressaltou, lembrando que o vestibular para os novos cursos irá acontecer no final deste ano e a previsão de início será no segundo semestre de 2009.

O presidente da Funemac, Joelson Tavares, lembrou que nesta terça-feira uma equipe técnica irá discutir o detalhamento deste projeto, viabilizando toda infra-estrutura que ela necessita para a implantação dos cursos. “Estamos caminhando para a consolidação deste grande projeto do governo Riverton, que importantíssimo para Macaé”, falou.

O secretário Especial de Desenvolvimento Local, Jorge Aziz, acrescentou que serão construídos inicialmente três laboratórios com previsão de conclusão em julho. Após Macaé receber em 2005, o título de “Município mais dinâmico do Estado do Rio de Janeiro”, com base na evolução do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a prefeitura vem investindo em ações para a melhoria da qualidade de vida da população. De acordo com o último levantamento o IDH de Macaé é de 0,79 – em uma escala que vai de zero a um.

- Entre os anos de 1991 e 2000 o crescimento do IDH de Macaé girava em torno de 30%. Se este índice for mantido a perspectiva é que na próxima avaliação o município encostaria, em Niterói que hoje possui o maior IDH do Estado do Rio de Janeiro, disse o secretário.

Também participaram da reunião o secretário Especial de Infra-estrutura, Adrian Mussi, Executivo de Obras, Tadeu Campos, o superintendente da Pró-reitoria de Graduação da UFRJ, Eduardo Mach, a diretora do Instituto de Química da UFRJ, Cássia Curan Turci e a diretora do Instituto de Biologia da UFRJ, Maria Fernanda Quintelo.

Educação - Na oportunidade, o prefeito Riverton Mussi falou também dos investimentos do município na área de educação, com destaque para o ensino de base. Até julho, Macaé terá 55 escolas em horário integral. “Sucesso entre alunos, pais e professores, o sistema de ensino integral começou a ser implantado ano passado em Macaé antecipando a meta do Ministério da Educação, que prevê o início do sistema nas escolas públicas a partir de 2009. Hoje, 41 escolas já funcionam o dia todo, oferecendo atividades como oficinas de leitura, informática e dança”, completou.

Também estão previstas para este ano a construção de 40 salas de aula e de três novas escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental no Aeroporto, Novo Cavaleiros e no distrito do Sana, na região serrana.