O evento acontece nos próximos dias nove e 10, no auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPEM/UFRJ-Macaé)
Seis de julho é o Dia Mundial das Zoonoses e, em Macaé, a data será lembrada com a realização da 3ª Semana Municipal de Prevenção de Zoonoses. O evento promovido pela Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, acontece nos dias 9 e 10 de julho, no auditório do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade da Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUPEM/UFRJ-Macaé).
O evento contará com oficinas e palestras como "Animais Sinantrópicos de Importância na Saúde Pública"; "Morcegos: de Caçadores a Polinizadores"; "Animais Venenosos e Peçonhentos: Cuidados e Prevenção"; "Projeto ARBOCLIMA: Distribuição de Mosquitos a partir das Variações Microclimáticas de Macaé"; "Febre do Oroupoche: Conhecimento Atual e Perspectivas Futuras", entre outras.
O gerente da Cevas, Luan Campos, destacou o público-alvo do encontro:
“Este evento é preparado especialmente para nossos Agentes de Endemias. Eles são uma categoria que merecem nosso respeito e reconhecimento, e isso passa por proporcionar um evento que traga conhecimentos. No segundo dia teremos este ano uma tarde dedicada ao diálogo, escuta e dinâmicas que proporcionarão um momento importante para compreendermos melhor os anseios e necessidades destes profissionais, e assim, resultar num trabalho ainda melhor para a população”.
“Este ano celebramos a parceria com o Nupem/UFRJ. Entendo que o evento tem tudo a ver com o espaço da instituição, onde se faz ciência através da pesquisa, do ensino e extensão. É uma oportunidade de integrarmos nossos Agentes a este espaço tão importante do nosso município e país e fortalecermos o nosso evento com a participação de estudantes e demais interessados, a convivência de saberes é muito importante na consolidação dos valores profissionais”, completou Luan.