Foto: Divulgação Secretaria de Mobilidade Urbana
Mobilidade e Turismo estiveram na região de Cachoeiros de Macaé para definir ações
Com objetivo de reforçar a continuidade de ações de fiscalização e orientação para proteger o meio ambiente e garantir ordem no acesso às cachoeiras da região serrana, a Prefeitura de Macaé realizou uma visita de inspeção nesta quarta-feira (03), nas localidades de Bicuda Pequena e Bicuda Grande (distrito de Cachoeiros de Macaé).
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Adjunta de Turismo estiveram no local identificando demandas para garantir um turismo sustentável, onde as pessoas que visitem o local possam usufruir, com ordenamento e respeitando o ambiente.
Foram verificadas as condições de infraestrutura de acesso às cachoeiras da região, que irão definir padrões para o turismo na região. A ação segue orientação da administração pública municipal, que é o foco no turismo consciente, garantindo a conservação ambiental.
Inicialmente, já foram instaladas sinalizações fixas de trânsito pela Mobilidade Urbana, visando o ordenamento do estacionamento de veículos.
"Reafirmamos que as ações vão continuar enquanto se fizerem necessárias. Estamos identificando as necessidades e já trabalhando para que o local tenha um padrão sustentável de turismo", explicou o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz.
O secretário Adjunto de Turismo, Fernando Amorim, o Consultor Técnico da secretaria Adjunta de Turismo, Leonardo Anderson e o Coordenador de Trânsito da Mobilidade Urbana, Fabiano Lima, também participaram da visita.
"Fomos verificar as condições de infraestrutura de acesso às cachoeiras, sinalizações turísticas, entre outros. Identificar o que é necessário para a revitalização local, promovendo acessibilidade com segurança. A finalidade é definir padrão sustentável que não degrade o ambiente, promovendo um turismo seguro e confortável", pontuou Leonardo Anderson.
Nas próximas visitas, a equipe irá à Cachoeira da Laje, Ciriaca e Duas Barras. Contando com Bicuda Pequena e Bicuda Grande, esses locais possuem as cachoeiras que recebem maior fluxo de visitantes.
A Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana não está incluída, pois tem regras específicas que orientam e controlam o turismo.