Foto: Divulgação
Participaram do evento a vice-prefeita Marilena Garcia e o secretário de Educação, Guto Garcia
Para marcar o inicio do novo ano letivo e apresentar os cursos para os novos alunos, a Secretaria Municipal de Educação, por meio da Fundação Educacional de Macaé (Funemac), realizou nesta terça-feira (28) a aula inaugural do Centro Municipal de Idiomas. Participaram do evento a vice-prefeita Marilena Garcia e o secretário de Educação, Guto Garcia.
O secretário ressaltou a importância da instituição para oferecer melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho para os cidadãos macaenses.
- O mercado é muito exigente e, em especial, em Macaé, por conta da indústria do petróleo, há uma cobrança pelo conhecimento de inglês e espanhol. E, a partir desse entendimento, estamos montando um projeto de expansão do Centro de Idiomas, para que mais pessoas possam ser atendidas, ressaltou.
O secretário aproveitou a oportunidade para solicitar empenho dos alunos durante o curso.
- Os cursos de línguas do centro de idiomas foram montados com qualidade semelhante as cursos particulares e por isso necessita que os alunos estudem, participem das aulas, façam os deveres e aulas extras, para assimilar todo o conteúdo. Esses cursos são uma oportunidade ímpar e que é preciso que vocês aproveitem ao máximo. Todas as reivindicações que os professores fizeram foram atendidas por entendermos que contribuíam com a qualidade das aulas, completou.
A vice-prefeita, Marilena Garcia, também lembrou a importância do conhecimento de outros idiomas para inserção nas empresas de Macaé e o histórico do Centro de Idiomas.
- Macaé é o município mais importante da Bacia de Campos e hoje possui representantes de 67 países diferentes nas mais de 3700 empresas instaladas. Nesse contexto, o conhecimento do inglês e espanhol são essenciais. Em 2009, o então Secretário de Ciência e Tecnologia, Guto Garcia, nos solicitou a abertura de um curso de idiomas, com qualidade igual ou superior aos particulares. Em seu contato com as empresas havia identificado a necessidade do conhecimento dessas línguas”, disse.
A vice-prefeita então lembrou que, a partir daí foi enviado um pequeno grupo de técnicos da secretaria para conhecer o funcionamento do Centro Interescolar de Línguas de Brasília.
- Trata-se de uma instituição pública que já possuía qualidade reconhecida, e quisemos verificar para podermos implantar em Macaé. Ao entrarmos no governo, viemos com a proposta de oferecer educação pública e de qualidade, e nesse contexto criamos o Centro municipal de Idiomas, completou Marilena Garcia.
Centro Municipal de Idiomas
Criado em 2010, o Centro Municipal de Idiomas foi aberto inicialmente com 180 alunos. Este número triplicou em 2012, comprovando o interesse dos macaenses na especialização em línguas, a qualidade do ensino e sua democratização defendida desde 2009. Tem qualidade comprovada pelo Centro Interescolar de Línguas de Brasília, um dos mais respeitados do país. Em seu processo de implantação, equipes da instituição visitaram o município orientando, selecionando e capacitando professores que compõem o quadro docente da unidade.
Este ano, foram oferecidas 335 vagas, distribuídas em inglês (255) e espanhol (80), 80 a mais que em 2011. Atualmente o centro atende um total de 539 alunos com idades entre 12 e 18 anos das redes pública municipal e estadual, dos quais 90 estão inscritos no curso de espanhol e 449 em inglês. Elas são destinadas a alunos de 12 a 18 anos que estejam cursando o Ensino Fundamental ou Médio na Rede Pública de Ensino de Macaé e também à comunidade em geral, com Ensino Médio concluído.
O Centro de Idiomas funciona na Rua Vereador Djalma Salles Pessanha 591 no bairro Novo Botafogo. Os professores são concursados da rede e passaram por um curso de capacitação oferecido pelo diretor do Centro Interescolar de Línguas de Brasília, o mestre em Linguística Aplicada, Gleiton Malta Magalhães.