A Prefeitura estará realizando a campanha de conscientização sobre Hanseníase nesta terça-feira (04), na Praça Washington Luiz, de 9h às 16h, para lembrar o Dia Mundial de Combate a Hanseníase, dia 31 de janeiro. Em Macaé, o programa atende atualmente 22 casos, que estão em tratamento no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Na oportunidade haverá apresentação de teatro com o grupo GRUTAS, distribuição de folders informativos sobre a doença, triagem e atendimento.
De acordo com informações da coordenação do programa, o trabalho realizado no município serve de referência para outras cidades. No local, o paciente recebe todo atendimento necessário com uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, assistente social, enfermeira, técnico de enfermagem e médico especialista.
Para diagnosticar se a pessoa possui mesmo a hanseníase, é necessário que ela se submeta a uma coleta que é feita com o líquido retirado da orelha. Outra forma de diagnosticar a doença é através do exame neural.
O que é Hanseníase - É uma doença que atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pernas, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo e pode variar de dois a até mais de 10 anos.
A hanseníase pode causar deformidades físicas, que podem ser evitadas com o diagnóstico no início da doença e o tratamento imediato.
Formas de contágio - A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias, como tosse e espirro. A principal fonte de transmissão da doença é a pessoa doente que ainda não recebeu tratamento medicamentoso.
A hanseníase não se passa por abraços, aperto de mão e carinho. Em casa ou no trabalho, não há necessidade de separar as roupas, pratos, talheres e os copos.
Como é feito o tratamento - O tratamento é simples. Ele é feito nos serviços de saúde e pode ter a duração de seis a 12 meses, se seguido corretamente. Os comprimidos estão disponíveis no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas e devem ser tomados todos os dias em casa. É aconselhável também a prática de exercícios físicos, para prevenir as incapacidades e deformidades físicas.
Serviço - O Programa de Combate a Hanseníase em Macaé, funciona no Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas. Outras informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone: 2762-5707, de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.