Foto: Maurício Porão
Objetivo é conscientizar sobre o fim da violência contra mulher
A Prefeitura de Macaé realiza, entre os dias 22 de novembro e 16 de dezembro, a campanha "16 Dias de Ativismo: uma vida sem violência é um direito das mulheres". O evento é promovido pelo Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade.
De acordo com a coordenadora do Ceam, Jane Roriz, o objetivo da campanha é conscientizar as pessoas sobre uma vida sem violência e proporcionar momentos de reflexão sobre o assunto.
- A mulher é vítima de violência doméstica familiar, nas empresas, escolas, faculdades, enfim. A nossa proposta é discutir o assunto e mostrar quais são os locais que ela poderá ser atendida pelo município, caso haja necessidade -, explicou.
Ela acrescenta que qualquer pessoa poderá participar das atividades que terão início na próxima quarta-feira (22), quando profissionais do Ceam participarão da capacitação: "Saúde da Mulher para Atenção Básica", às 8h, no Paço Municipal.
"Na oportunidade, estaremos falando sobre a importância da campanha e quais são os atendimentos oferecidos pelo município", acrescentou.
A programação contará também com palestras, roda de conversa, caminhada na orla dos Cavaleiros, exposição de artesanatos no I Festival de Literatura & Cultura de Macaé (Flicmac) e no Polo de Artesanato de Macaé, na Praça Veríssimo de Melo.
- Preparamos toda a programação com muito carinho e contamos com a parceria das Secretarias de Ordem Pública, Mobilidade Urbana e Saúde. Além da Polícia Civil, 32º Batalhão de Polícia Militar, Juizado Adjunto Criminal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Universidade Federal Fluminense (UFF) de Macaé e Rio das Ostras -, disse Jane Roriz.
Os 16 dias de ativismo acontecem, atualmente, em 159 países. No Brasil, tem início no Dia Nacional da Consciência Negra (20 de novembro) e se encerra no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
Ceam
Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) oferece apoio psicológico, jurídico e social às mulheres vítimas de violência. Por meio de parceria entre o Ceam, Polícia Militar e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam) é realizado monitoramento dos casos, promovendo a efetividade da Lei Maria da Penha.
O endereço do Ceam é Rua São João, 33 - Centro, ao lado da 123ª DP. Mais informações pelo número (22) 2796-1045.
Programação