Foto: Divulgação
Agricultores participaram de aula prática em Serra da Cruz
A prefeitura realizou nesta terça-feira (30), na localidade de Serra da Cruz, um Dia de Campo, voltado para a produção e manejo do plantio da banana. O projeto é uma iniciativa do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec) e da Secretaria de Agroeconomia, em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Rio de Janeiro (Emater-RJ) e Embrapa Mandioca e Fruticultura (Cruz das Almas, BA), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.
O Dia de Campo contou com trabalho prático, acompanhado pela engenheira agrônoma, e pesquisadora de plantio de mudas da Embrapa, Ana Lucia Borges, que também apresentou uma palestra, e pelo engenheiro agrônomo da Secretaria de Agroeconomia, Rogério Freire. Foram abordados assuntos como a variedade das bananas, exigências nutricionais, práticas do combate à pragas, forma correta de adubação, plantio e condução da fruta. Os agricultores participantes tiraram dúvidas e participaram de debate.
O curso foi iniciado na semana passada com duas aulas teóricas, realizadas nos distritos do Sana e Córrego do Ouro, que contou com a participação de cerca de 30 pessoas.
O presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social de Macaé (Fumdec), Vandré Guimarães, ressaltou a importância da capacitação oferecida aos agricultores rurais.
- A capacitação agrega valor a produção, aumentando a renda familiar do produtor. O nosso objetivo é manter o agricultor na área rural, uma vez que ele possui sua terra, sua família está envolvida e é sua forma de viver. Outra meta da prefeitura é visar o turismo rural - disse o presidente do Fumdec.
Rogério Freire, engenheiro agrônomo da Secretaria de Agroeconomia, informou que a intenção desse projeto é que outras capacitações também sejam promovidas.
De acordo com a engenheira agrônoma, e pesquisadora de plantio de mudas da Embrapa, Ana Lucia, Macaé é o terceiro maior produtor de banana do estado, e o apoio da prefeitura é essencial. “Macaé produz cerda de nove toneladas de bananas por hectare, e essa produção pode dobrar quando se tem a melhor técnica de cultivo. Estou muito satisfeita com esse projeto. É através dessas parcerias que vamos aumentar a produtividade no nosso país e, consequentemente, a renda dos produtores. Fico feliz com a participação dos agricultores, superou nossas expectativas", disse.
A produtora rural Marisete Pinheiro tem 70 anos, é moradora do Frade e uma das fundadoras da Feira de Agricultura Familiar, onde trabalha há 19 anos. Ela participou do curso e parabenizou a iniciativa da prefeitura pelo apoio à agricultura local.
- Eu trabalho a minha vida toda com meus produtos. Vendo queijo, galinha caipira, verduras e frutas, e entre elas a banana, uma das frutas mais procuradas pelos clientes. Recebo encomendas, e esse curso vai me ajudar a cultivar melhor, pra oferecer um produto de melhor qualidade e gerar mais lucros - contou.
Com café da manhã e almoço promovidos pela prefeitura, a moradora ‘Dona Rosa’ abriu as portas do seu sítio para os demais participantes assistirem à palestra e aperfeiçoarem suas técnicas de plantio nesta finalização do projeto.
-Esta atividade da prefeitura é ótima para nós que moramos e produzimos na zona rural da cidade. Minha plantação de bananas agradece o que pude aprender aqui, pois passamos para a planta o nosso amor e dedicação. Também me sinto realizada por ajudar nessa atividade, cedendo o espaço. A casa estará sempre aberta para as próximas vezes - afirmou dona Rosa, moradora de Serra da Cruz.
A coordenadora do Macaé Facilita, Jussara Vilela, informou que os alunos receberam folder e folhetos explicativos para assim guardarem o que foi aprendido e, com isso, poderem colocar em prática em seu dia a dia.
* Com supervisão da Secom