Foto: Ana Chaffin
Técnicas de plantio e adubação orgânica são abordadas por especialistas para moradores do Celso Daniel
A prefeitura realizou nesta terça-feira (3) o Dia de Campo, promovido para transmitir conhecimentos e melhorias de técnicas agrícolas e pecuárias aos moradores do Assentamento Celso Daniel. As ações foram coordenadas por profissionais da secretaria de Agroeconomia.
A atividade desta terça-feira (3) foi voltada para as técnicas de poda – limpeza, correção e rejuvenescimento - e adubação orgânica de pomares de frutas cítricas. Também foram ensinadas a adubação em fruteiras e a colocação correta dos insumos, entre outras recomendações.
A palestra promoveu a integração dos participantes, que tiraram dúvidas e promoveram debates, abordando, por exemplo, a questão do ciclo da lua influenciar na poda e no crescimento do pé de fruta, o que dividiu a opinião dos agricultores. O engenheiro agrônomo João Flores esclareceu que, de fato, a fase da lua tem influência no plantio. Ele pontuou ainda que a época correta de podas é entre maio e agosto.
Além da palestra, o trabalho prático foi acompanhado pela equipe do setor, formada por quatro engenheiros agrônomos e três técnicos agrícolas.
Segundo João Flores e o também engenheiro agrônomo Ney Aleixo, a importância das orientações e do acompanhamento na prática é fundamental para auxiliar os produtores e incentivá-los a manter o seu cultivo, além de melhorar a qualidade do plantio. Os especialistas afirmaram que em cada época do ano pode ser trabalhada uma cultura de plantio, de acordo com as características sazonais da planta e da demanda da comunidade, aliada ao mercado.
Os participantes, que são moradores do Assentamento Celso Daniel, vieram das três localidades que o englobam: Cabiunas I, Cabiúnas II e Gleba Maria Amália. Uma lista de presença foi passada entre os agricultores, para controle da secretaria e também para a coleta de dados, como telefone e endereço. Além disso, os moradores que solicitaram análise do solo, promovida pela secretaria de Agroeconomia, receberão a visita técnica do órgão.
Neste caso, em um primeiro momento, será feita a coleta de terra de cada sítio pretendido, seguido do resultado de cada análise. Os especialistas vão especificar o que precisa ser investido para melhorar a produção local, inclusive com reposição das vitaminas necessárias para o solo ou exposição daquelas que estão em excesso.
Ao todo 20 pessoas fizeram essa atividade, e na hora da prática, cinco grupos compostos por quatro agricultores foram divididos e acompanhados pela equipe técnica.
Com café da manhã promovido pela prefeitura, a moradora Angela Maria Oliveira abriu as portas do seu sítio para os demais participantes assistirem à palestra e aperfeiçoarem suas técnicas de plantio.
- Esta atividade da prefeitura é ótima para nós que moramos e produzimos na zona rural da cidade. Minha plantação de tangerinas agradece o que pude aprender aqui, pois passamos para a planta o nosso amor e dedicação. Também me sinto realizada por ajudar nessa atividade, cedendo o espaço. A casa estará sempre aberta para as próximas vezes - afirmou dona Angela, moradora do assentamento há nove anos.
A equipe técnica da Cooperativa de Consultoria, Projetos e Serviços em Desenvolvimento Sustentável (Cedro), em parceria com a prefeitura, também esteve presente, apoiando essa ação.
* Com supervisão Equipe Secom