O prefeito Riverton Mussi assistiu, na tarde de segunda-feira (12), na Macaé Trânsito e Transportes (Mactran), à projeção de um estudo técnico sobre a melhoria da sinalização do trânsito no município. O estudo prioriza a Linha Verde, BR-101 e RJ-168, principais entradas da cidade, os bairros de maior demanda de tráfego e as vias de acesso aos principais pontos turísticos. Com base no estudo, será montado um projeto que visa a adequação da sinalização às necessidades atuais, bem como para atender as especificações da legislação.
Riverton Mussi analisou cada item apresentado e fez observações que corrigem alguns aspectos do estudo, conforme antigas reivindicações dos moradores de alguns bairros. “Este estudo sobre sinalização aérea faz parte de um pacote de medidas para a melhoria do trânsito, que visam facilitar o acesso às entradas e saídas da cidade, além de facilitar a locomoção interna. Futuramente, serão modificadas as placas de sinalização das ruas e os sinais, obedecendo às determinações legais”, disse o prefeito.
A partir do estudo, será montado um projeto completo, que levará em conta as dimensões das placas, tamanho das letras e espaçamento entre elas, estabelecendo a proporcionalidade entre essas medidas e a velocidade permitida na via ou trecho dela, de forma que permita a leitura completa das mensagens por parte do condutor do veículo, com a inovação das cores: fundo azul, para serviços como o HPM; fundo verde para os bairros e fundo marrom para os pontos turísticos. O presidente da autarquia, Coronel Lúcio Aracati, dá mais detalhes sobre as modificações.
- O sistema de sinalização de trânsito de Macaé precisa ser ajustado, em função do crescimento populacional. O prefeito gostou do estudo apresentado. Vão ser feitos alguns acréscimos, incluindo as observações que ele fez. Formatado o projeto, vamos proceder à licitação e escolher a empresa capaz de executar as modificações, conforme as determinações do Código Brasileiro de Trânsito, as regras da Empresa Brasileira de Turismo (Embratur) e as normas internacionais de sinalização de trânsito, concluiu Aracati.