Destacar pesquisas científicas e enaltecer os talentos e senso de investigação dos estudantes da rede municipal de ensino. Com esta proposta que a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, define os últimos detalhes para a realização da feira “Pequenos e Grandes Cientistas”, que já está com as inscrições abertas. O evento acontecer dia 31 de agosto, das 13h às 18h, na Praça Veríssimo de Mello.
Cada escola pode apresentar dois projetos científicos de mais destaque para participar do evento. Os dirigentes das escolas interessadas já podem responder as fichas de inscrições que foram enviadas para as unidades, através dos endereços eletrônicos amaurichaves@macae.rj.gov.br ou celioloureno@macae.rj.gov.br. Além disso, a inscrição pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h, na sala 118, da Secretaria de Educação.
Esta é a primeira edição em que o projeto será unificado, abrangendo alunos do primeiro segmento do Ensino Fundamental (1º ao 5º anos) e segundo segmento (6º ao 9º anos), Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos (EJA), além do Colégio de Aplicação (CAp). Antecipando a programação, desde o mês de maio, as escolas municipais realizam feiras de ciências. A previsão é que sejam apresentados mais de 50 trabalhos.
Para a vice-prefeita e secretária de Educação, Marilena Garcia, o projeto se consolidou por apresentar ações desenvolvidas nas salas de aula, que instigam a curiosidade e observação dos estudantes. “Através da realização feiras de ciências e de projetos como “Grandes e Pequenos Cientistas”, os professores se voltaram para o desenvolvimento de potencialidades, interesse pela pesquisa e, sobretudo, na construção do conhecimento do aluno. Além disso, registramos que durante as feiras de ciências houve maior comprometimento e interesse nas apresentações, pesquisas e nos conteúdos e eixos temáticos ministrados nas salas de aula”, diz.
Entusiasmada com a edição do evento, a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esportes, Cláudia Márcia Alves, pontua que as escolas estão empenhadas na realização do projeto: “Este é um evento que aponta talentos e promove descobertas. Por meio de pesquisas desenvolvidas e de realização das feiras de ciências, os aluno tiveram possibilidades de descobrir curiosidades e experimentos. Diante disso, o professor exerceu papel fundamental de orientar os alunos na busca de informações e oferecer elementos ideais para o desenvolvimento das pesquisas”, fala.
Além das mostras científicas, o evento também conta com uma mostra cultural com a participação dos estudantes da Educação Infantil. Segundo o coordenador de Meio Ambiente da secretaria, Amauri Chaves Júnior, os pequenos alunos terão a oportunidade de se envolver em manifestações culturais direcionadas às ciências: “Eles terão a chance de cantar e dançar com enfoques voltados para temas ligados à disciplina de Ciências. Cada escola poderá levar no máximo 30 alunos”, finaliza.
De acordo com a equipe da Subsecretaria de Educação na Saúde, Cultura, Esportes e Meio Ambiente, outras surpresas estão reservadas aos visitantes da feira, que no ano de 2011 contou com a participação de 19 escolas.