Entre as datas comemorativas, o Dia do Trabalhador – 1º de maio - é uma das mais festejadas porque é o momento de os trabalhadores se confraternizarem junto com familiares e equipes de trabalho. Em Macaé, o dia será lembrado com festa preparada pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, e da Fundação de Esporte de Macaé (Fesporte). A data é feriado nacional e, neste ano, será num sábado.
A Festa do Dia do Trabalhador em Macaé vai acontecer das 8h às 15h, no Ginásio Municipal Poliesportivo Engenheiro Maurício Soares Bittencourt.
A informação é do vice-presidente da Fesporte, Anderson Rangel Campos. Segundo ele, durante o evento haverá jogos de futebol de salão entre as equipes formadas por servidores das diversas secretarias e órgãos municipais. Os três primeiros lugares vão ser premiados da seguinte forma: um jogo de camisa, uma bola e um kit churrasco para a equipe campeã; um jogo de camisa e um kit churrasco para a segunda colocada; e um kit churrasco para a terceira.
Servidoras e mulheres parentes dos servidores – esposas, filhas e mães - vão ganhar tratamento no cabelo e unhas oferecido pela Subsecretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social.
Anderson Campos disse também que haverá atividades de alongamento, drenagem linfática e massagens corporais para as mulheres que comparecerem às festividades e é tudo de graça. “É um presente que a prefeitura está dando aos servidores e servidoras e a seus familiares neste dia que é tão importante para todos os trabalhadores”, destaca o vice-presidente da Fesporte.
Os jogos entre as secretarias vão começar às 8h e, ao meio-dia, será servido um almoço para todos os participantes da festa. O Ginásio funciona à Alameda Manoel Carneiro da Silva, no bairro Riviera.
Dia do Trabalhador – A data marca a história de uma grande manifestação de trabalhadores na cidade de Chicago, em 1886, quando milhares de trabalhadores, revoltados com as humilhantes condições a que estavam submetidos, como a carga horária de 13 horas de trabalho por dia, fizeram uma greve, que paralisou os Estados Unidos, com confrontos e mortes. O protesto ficou conhecido como a Revolta de Haymarket.
Só em 23 de abril de 1919, a data de 1º de maio foi proclamada como o Dia do Trabalhador e feriado nacional. Primeiro na França, seguida de Rússia, em 1920, e no Brasil, em 1924, no governo do então presidente da República, Artur Bernardes. A partir do governo Getúlio Vargas as principais medidas trabalhistas passaram a ser anunciadas, em 1º de maio.