Foto: Moisés Bruno
Cerca de 80 participantes do programa participaram do evento
Cerca de 80 participantes do programa Nova Vida participaram na noite desta quinta-feira (7) da formatura de três cursos gratuitos: Inglês, do Centro Municipal de Idiomas (CMI), Rotinas Administrativas e Informática, oferecidos pela Secretaria Adjunta de Qualificação Profissional. A entrega dos certificados foi realizada no auditório Cláudio Ulpiano, da Cidade Universitária, que lotou com os formandos e familiares que foram prestigiar a solenidade. O prefeito, Welberth Rezende, parabenizou a todos.
“Estou muito feliz em estar neste momento tão especial. Somos um time. Saúdo a todos os secretários e coordenadores presentes, aos funcionários das equipes envolvidas. Com certeza, esta é a primeira qualificação para muitos presentes, e muitas ainda virão. Eu participei de vários cursos em minha trajetória. Hoje temos 208 integrantes no “ Nova Vida”, mas a expectativa de chamamento é para 500. O programa destaca responsabilidade, senso de disciplina e hierarquia. Nosso objetivo é contar com projetos para atender ao primeiro emprego e incentivar as empresas”, destacou.
O prefeito acrescentou que “ este é um momento de transição para muitos, e que nos últimos dois anos e oito meses foram oferecidas 30 mil novas vagas de emprego no município, e cursos offshore gratuitos. Temos muito mais a fazer. O Nova Vida e a Moeda Social Macaíba atendem quem está em vulnerabilidade social. O maior projeto social do governo é o emprego, e queremos cada vez mais mobilizar as empresas”, ressaltou.
Também estiveram presentes, a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Sabrina Nunes, o secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, e a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon , além do vereador Reginaldo Oliveira de Souza.
“É muito bom ver este programa fazendo a diferença na vida destes jovens. Estou muito orgulhosa e agradeço a todos os envolvidos. Espero que daqui saiam profissionais como administradores, médicos e engenheiros. Agradeço aos familiares dos alunos por confiarem os filhos ao programa e ao serviço público”, comentou Sabrina.
Para a secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, é muito bom receber os integrantes do Nova Vida na Cidade Universitária. "Hoje, Macaé tem sete instituições públicas que oferecem cursos de graduação. Eu também sou aluna, e aprendo a cada dia. Que vocês aproveitem cada conhecimento adquirido. Parabéns por atuarem no serviço público, pois cada pequena ação de vocês é valorizada. Agradeço a todos da equipe pela dedicação, como a Débora Lacerda, Leila Clemente e a integrante do programa Vitória, que estão se destacando pelo comprometimento. Parabéns e continuem na jornada”, falou.
Já o secretário adjunto de Qualificação Profissional, Denis Madureira, saudou os alunos e principalmente os pais e familiares. “ É muito bom ver jovens comprometidos com a carreira e ver os pais lado a lado com os filhos nesta solenidade. Esta referência e mobilização são essenciais. Vocês são privilegiados em relação aos cursos. Aprendi muito nos cursos que fiz no antigo Cetep. Vocês estão aprendendo e talvez no futuro tenham oportunidade de serem servidores públicos. Agradeço às secretarias parceiras por contribuírem com estes jovens a alcançarem seus objetivos”, ressaltou.
Felizes, os formandos fizeram questão de levar os parentes. Maiky Oliveira estava acompanhado da avó. “ Estamos orgulhosos. Ele fez curso de Rotinas Administrativas, e está aprendendo muito na secretaria que trabalha. Hoje é um dia feliz”, falou a avó Elizabeth Oliveira.Acompanhado pela mãe, Leandro Gonçalves Barbosa também comentou estar animado. “ Amo participar do programa e adorei o curso. Trouxe minha mãe Geila para conhecer os professores”, contou.
Programa
Os participantes são jovens de 14 a 17 anos de idade, moradores do município, oriundos de famílias de baixa renda e matriculados na rede pública de ensino. A administração municipal considera que o "Nova Vida" e o "Guarda Mirim" são programas sociais que oportunizam aos jovens a integração nas atividades educacionais nos termos da Lei Municipal nº 2.606/2005, em atendimento às demandas apresentadas pelas Secretarias Municipais de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade e de Ordem Pública.