logo

Prefeitura realiza I Jornada de Psicologia

23/10/2013 15:04:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Flávio Sardou e Guga Malheiros

Objetivo é possibilitar uma análise de como os especialistas atuam no município

A abertura da I Jornada de Psicologia foi realizada nesta quarta-feira (23) no auditório do Paço Municipal. O evento, uma iniciativa da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação da prefeitura, visa capacitar os profissionais e proporcionar uma gestão interdisciplinar. O tema proposto foi: “Intervenção na Saúde Precoce na 1ª Infância”. Houve apresentação do coral da Escola Criarte, palestra e grupos de discussão.

Uma das organizadoras do evento, a psicóloga e psicanalista do Hospital Público de Macaé, Adalziza Borges, explicou que o objetivo da jornada é dar visibilidade ao trabalho dos profissionais que é realizado na rede pública de saúde. Outro objetivo é possibilitar uma análise de como os especialistas atuam no município e também implantar um grupo sistemático de estudo dentro das instituições.

- Nós queremos estreitar os laços entre os colegas e pensar que não trabalhamos sós, mas sim em grupo, ou seja, de forma interdisciplinar - acrescentou.

O chefe da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação, Wellington Ligeiro, disse na abertura que a realização da jornada foi um dos primeiros eventos a ser realizado. Segundo ele, a intenção é proporcionar mais encontros com os profissionais de psicologia que atuam na rede pública de saúde.

- Estamos felizes com esse primeiro evento. Nossa intenção é implantar a gestão interdisciplinar e essa jornada é uma possibilidade de divulgar o que o município produz, pois possuímos excelentes profissionais atuando em nossa rede - ressaltou.

A psicanalista Sônia Mota proferiu a palestra “Intervenções Precoces e Intervenção na Saúde Precoce na Primeira Infância”, que compreende o período de zero a três anos de idade. Durante a palestra, a especialista apresentou estudo de casos sobre autismo. Ela destacou que as intervenções devem ser realizadas com cuidado, pois o profissional deve estar atento à escuta e ao olhar da criança, para dar um diagnóstico seguro.

A I Jornada de Psicologia também contou com a apresentação das mesas redondas “Contribuições da Psicologia no Trabalho Interdisciplinar” e “A Função do brincar na Clínica”.