Foto: Rui Porto Filho
Programas para gerenciamento e controle serão criados ao final do levantamento
A Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Recursos Humanos, está realizando um trabalho inédito de mapeamento de riscos funcionais nos locais de trabalho dos servidores municipais. O objetivo é a criação de um Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), focado na saúde ocupacional dos trabalhadores. Nesta segunda-feira (27), houve a apresentação do relatório inicial, pelo coordenador do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Antônio Terra, com os primeiros dados levantados.
O mapeamento, iniciado há cerca de 30 dias, já percorreu 246 postos de trabalho, entre eles as secretarias de Obras, Saúde e Administração, abrangendo 80% da área total. O Secretário Adjunto de Recursos Humanos, Aristófanis Quirino, explica que o trabalho será realizado em todas as secretarias e repartições municipais.
“A prefeitura é o maior empregador do município, por isso a atenção ao ambiente de trabalho e às condições para o exercício da função são essenciais. Esta era uma demanda antiga e, através deste mapeamento especializado, estamos evidenciando as reais condições de trabalho, situações críticas e pontos de melhoria. Isso nos possibilitará, inclusive, sanar questões como a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP), necessário para aposentadorias especiais, como as previstas para alguns profissionais da Educação e da Saúde”, detalha.
“Os dois programas são complementares e, a partir dessas ferramentas, poderemos delimitar responsabilidades, tanto do empregador, no caso a Prefeitura, quanto dos servidores, para que ambas as partes estejam vigilantes na adoção de medidas que resguardem a saúde do servidor. A ação é necessária para a promoção e manutenção da saúde, bem como para a prevenção de acidentes”, esclarece.