logo

Prefeitura realiza mutirão contra a dengue nos bairros e na serra

03/02/2025 14:49:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Em trabalho intensivo de prevenção e combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, equipes da Vigilância Ambiental de Macaé estão nas ruas realizando mutirão com agentes atuando de casa em casa. Esta semana o trabalho começou nesta segunda-feira (3), nos bairros Barra e Brasília, das 9h às 14h; na terça (4) será a vez da Barra do Sana; na quinta (6), na Malvinas; e na sexta (7), no Bairro Botafogo, sempre no mesmo horário. Além do mutirão, são realizadas as visitas setorizadas que acontecem na Aroeira, Imboassica, Virgem Santa e Lagomar esta semana. Além das residências, os agentes visitam pontos estratégicos como empresas, comércio e órgãos públicos.

O supervisor geral da Vigilância Ambiental, Marcelino da Rocha, pede à população que colabore esvaziando depósitos com água parada que ficam no quintal ou mesmo dentro casa, bastam 10 minutos para checar os materiais. “As chuvas propiciam a proliferação de mosquitos, por isto, sempre depois que chover é bom as pessoas verificarem os depósitos para eliminar possíveis focos do mosquito; tampar caixa d´água; lavar com esponja latões de água e depósitos de água para animais e outros cuidados. Além disso, é primordial que os moradores abram a porta para receber os agentes. Estamos sempre uniformizados e com crachá para facilitar a identificação”, enfatizou Marcelino.

Ele explicou que o mutirão tem efeito educativo sobre a importância das medidas preventivas que a população precisa tomar para evitar o aumento de casos das doenças transmitidas pelo mosquito. Durante o mutirão, além das vistorias nos imóveis, os agentes orientam como eliminar os materiais que servem como criadouros para as larvas do Aedes. Os agentes percorrem os imóveis de rua em rua e outra orientação importante é que todo lixo deve ser descartado corretamente porque qualquer material pode servir como foco do mosquito.

Rosângela Barreto Gomes, 35 anos, abriu as portas da sua casa para receber os agentes. “Entendo que precisamos fazer a nossa parte e este trabalho é importante, sim. Tenho muitos cachorros e demorei um pouco para atender até prender todos para que os agentes pudessem entrar com tranquilidade. Aqui mantenho os potes deles sempre limpos e outros cuidados. Tenho muito medo da dengue. Sempre falo com meus vizinhos que todos devemos colaborar cuidando da nossa casa”, disse a dona de casa. João Paulo Azevedo, 48 anos, mora em um rua próxima, também na Barra de Macaé. Em frente à casa dele tem água parada junto ao meio-fio, mas os agentes constataram que não tem larva. "Aqui sempre empoça, mas a gente joga para a rua para não acumular a mesma água parada", disse.

Em caso de denúncias de focos de mosquito, a população pode ligar para o Disque-Dengue: 0800.022.6461 ou pelo WhatsApp (22) 2772.6461.

CUIDADOS:

- Elimine ou guarde longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, entre outros

- Coloque areia nos pratos de plantas

- O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado em depósitos fechados

- Depois da chuva, elimine a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques e pratinhos de vasos de planta

- A caixa d´água deve ser mantida limpa e fechada.


Fotos Relacionadas