A prefeitura promove, neste domingo (20), o 1º Encontro Municipal de Colecionadores. O evento acontece das 9h às 17h, na Praça Veríssimo de Mello, e conta com coleções de carros antigos, brinquedos, bicicletas, entre outros. Uma iniciativa da Fundação de Esporte e Turismo (Fesportur) pretende levar a sociedade conhecimentos históricos e curiosidades sobre os objetos apresentados. Cerca de 30 colecionadores foram convidados. Além dos participantes residentes da cidade, colecionadores de Campos, Rio das Ostras e Cabo Frio também mostrarão seus trabalhos.
A historiadora e vice-presidente de Acervo e Patrimônio Histórico, Gisele Muniz, destaca a escolha da Praça Veríssimo de Mello para a exposição. "A praça, hoje, é um lugar sadio e de coletividade, entendemos que ela precisa ser mais ocupada, pensando assim escolhemos a 'Veríssimo' que é o coração da cidade. Aproveitaremos para entregar a revitalização do chafariz nesse evento em homenagem ao aniversário da cidade", destaca.
Gisele frisa que a população contemplará monumentos e projetos dos colecionadores em uma tarde agradável. “O parquinho para as crianças passa a ser valorizado, ter na praça momentos com pessoas de tempos históricos diferentes agrega valor em momentos de lazer, temos o objetivo de proporcionar um dia bonito para o cidadão que circula”.
O representante dos colecionadores, Alfredo Manhães, coleciona brinquedos antigos e cita a importância do evento em Macaé. “Ter um evento público voltado à arte de colecionar possibilita a trocar experiências e conhecimentos, pois quando atingimos um público maior transmitimos o nosso saber para a cultura local, através dos objetos colecionados”, afirma, acrescentando que o colecionismo é um hobby. , “Temos na coleção um prazer de conservar a história de forma dinâmica e criativa. Quando você segue uma coleção é preciso pesquisar pra conhecer e, com isso, você conta a história da civilização com o objeto e da própria evolução da sociedade, costumes e curiosidades”.
A repercussão provocativa de cultura é positiva nesses eventos, pois as pessoas passam a ter contato com os especialistas pelo assunto. Isso traz para população a facilidade que não encontram nos livros, como o exemplo dos veículos antigos que são admirados e vistos de perto e causam nostalgia e novidade, dependendo da idade do visitante. Quem tem interesse nesse assunto acaba conhecendo também a importância da conservação dos elementos históricos, como carros, selos e moedas feitos pelo homem. As crianças passam a conhecer o que não é contado nas escolas e os adultos têm contato com coisas que usavam no passado, além de fomentar a fusão da pesquisa e cultura dos acervos colecionados.
Os interessados em participar como expositor devem se inscrever no Museu Solar dos Mellos, localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Os telefones para informações são: (22) 2759-5049 e (22) 2763-2396.
* Com acompanhamento da Secom