logo

Prefeitura realiza palestra sobre Aedes aegypti para Grupo Maçônico

21/01/2016 14:37:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Maurício Porão

Prefeitura incentiva mobilização contra mosquito transmissor do zika vírus

"Nada adianta cobrar do outro, se não fizermos a nossa parte. E onde tiver pessoas de boa vontade, a prefeitura também estará presente, com a proposta de formar parcerias com cidadãos dispostos a multiplicar a informação e contribuir para o fim do mosquito", foi o que disse o prefeito Dr. Aluízio, nesta quarta-feira (20), na Loja Maçônica Gonçalves Ledo, em mais uma palestra sobre o Aedes aegypti - mosquito responsável em transmitir o zika vírus, a febre chicungunha e a dengue.

A palestra foi ministrada pelo biólogo do Centro de Controle de Zoonoses, Fernando Mancebo de Azevedo, que falou sobre as doenças transmitidas pelo mosquito e pontuou os seus sintomas. "Mostrei quais são os cuidados que devemos tomar para evitar a proliferação do Aedes aegypti, como não deixar água acumulada em pneus, tampinhas de garrafas, vasilhas de água, tambores, entre outros. A melhor forma de prevenir essas doenças é cada um cuidar da limpeza do seu 'quintal'", destacou o biólogo.

O prefeito acrescentou que 95% dos focos do mosquito estão nas residências. "Não deixar o mosquito nascer é tão importante quanto a descoberta de uma vacina. Uma criança, que ainda nem nasceu, pode ter microcefalia pelo descuido que estamos proporcionando a ela. Em 2014, foram registrados cerca de 400 casos de microcefalia no país. De novembro de 2015 até agora, são aproximadamente 3.800 casos que podem estar relacionados ao zika vírus, transmitido pelo Aedes. A doença interfere no desenvolvimento do cérebro e afeta a fala, a visão e a coordenação motora. Este é o momento de cada um fazer a sua parte", alertou.

De acordo com o presidente da Loja Maçônica Gonçalves Ledo, Antônio Estevão, o encontro reuniu as quatro lojas maçônicas de Macaé e uma de Campos. "Agradecemos a prefeitura por perceber a nossa união e acreditar que podemos ajudar de alguma forma. Vamos abraçar esse projeto e, juntos, vamos lutar para acabar com a existência do mosquito", disse.

O encontro contou com ainda com as presenças do secretário de Saúde, Pedro Reis; da coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dal-cin; do coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal, e da equipe do CCZ.