Foto: Lívio Campos/Divulgação
No próximo ano, Festival Macaé de Cultura e Gastronomia vai apresentar mais novidades
A prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, realizou pesquisa de satisfação com os participantes da sexta edição do Festival Macaé de Cultura e Gastronomia - Sabores do Brasil, que aconteceu entre os dias 6 e 9 desse mês, na Orla da Praia de Cavaleiros. O evento foi realizado pelo Polo Gastronômico Praia dos Cavaleiros, Sebrae e Prefeitura de Macaé. A maioria dos participantes, 76,9%, de acordo com a pesquisa, é formada pela comunidade local.
A cada ano, o evento também vem atraindo visitantes de outras localidades do país, como Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo. Na maioria dos aspectos analisados, a sexta edição do festival teve uma avaliação positiva. No que se refere à elaboração dos pratos, 72,6% dos entrevistados disseram que os pratos estavam muito bem elaborados, superando ou atingindo a expectativa desejada.
Uma equipe da subsecretaria de Turismo atuou durante os quatro dias do evento, com pesquisadores realizando a coleta de dados e, posteriormente, analisando os resultados obtidos. O questionário elaborado para as entrevistas se dividiu em duas etapas: uma destinada somente aos moradores de Macaé e outra contemplando aspectos turísticos.
No que tange à competitividade do evento, 85,1% entrevistados que haviam participado de outros eventos gastronômicos, avaliaram o VI Festival Macaé de Cultura e Gastronomia como um evento melhor ou tão bom quanto os que eles já haviam frequentado.
Em relação ao retorno à próxima edição do evento e a indicação do Festival Gastronômico aos amigos e familiares, com 78,1% e 96,3% respectivamente, a maioria dos entrevistados alegou que indicaria e participaria novamente.
Os entrevistados alegaram tomar conhecimento do festival a partir da conversa entre amigos e parentes, seguida de uma alta representatividade da rede social Facebook.
Já em relação à qualidade do evento, à divulgação, à estrutura/decoração do evento, à programação paralela, à higiene, à segurança, à programação musical, à cordialidade e agilidade no atendimento, as avaliações ficaram entre o excelente e o bom.
Foram analisados quantos dias o participante do festival compareceu ao evento, com o intuito de verificar quais são os dias de maior interesse do público em participar. O sábado se apresentou como o dia de maior interesse por parte dos entrevistados, seguido do domingo. Os dias de quinta e sexta também tiveram grande expressão, atraindo um grande público.