Começa neste sábado (22) a I Semana de prevenção do câncer de colo de útero de Macaé. A campanha, que é uma iniciativa da prefeitura de Macaé em parceria com a secretaria Especial de Saúde, Maçonaria Macaense e o Centro de Apoio ao Paciente Oncológico (Capo) termina no dia 28. Estão sendo convocadas todas a mulheres que nunca fizeram o exame preventivo ou que já tenha feito há mais de um ano.
Segundo o secretário Especial de Saúde, Luiz da Penha, a política de saúde do município é pautada na prevenção e promoção da saúde, e o objetivo é mapear a doença com a meta de mobilizar duas mil mulheres de todas as idades.
No sábado, aproximadamente 100 profissionais estarão atuando em cinco unidades de saúde na sede do município e na região serrana, no horário de 8h às 17h. Além do exame, as mulheres participarão de palestras educativas sobre a importância da visita anual ao ginecologista. As unidades participantes são: Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, Núcleo de Atendimento a Mulher e a Crianças nos bairros Aroeira e Barra, e nas unidades do Programa Saúde da Família dos distritos de Trapiche e Glicério.
Em reunião nesta sexta-feira com a comissão organizadora do evento, o secretário ressaltou a importância de parcerias do poder público com entidades e empresas nas realizações de campanhas de grande mobilização. “Estamos buscando sempre a melhoria da qualidade de vida da população e a Maçonaria Macaense é uma grande parceira neste processo. Temos a certeza que esta campanha como a realizada no ano passado de prevenção ao câncer de próstata será um sucesso”, completou.
O secretário assegurou que os exames serão entregues em 30 dias, e os casos que necessitarem de cirurgias serão realizados num prazo de 90 dias. O exame preventivo ou Papanicolau é indolor e rápido, a mulher não precisa ficar preocupada ou com vergonha. Só através deste exame que é possível detectar o câncer do colo do útero que é a terceira neoplasia maligna mais comum entre as mulheres.
De acordo com os dados do Programa de Atenção Integral à saúde da Mulher, entre 2002 e 2007 foram registrados 12 casos de câncer do colo do útero em estágio avançado, e o objetivo da campanha é que isso não aconteça mais, pois a doença quando detectada precocemente tem 100% de chance de cura.
Durante a semana a campanha se dará em todas as unidades básicas de saúde, PSFs, os Centros de Saúde Dr. Jorge Caldas e Moacyr Santos, Centro de Referência do Adolescente e os Núcleos de Atendimento a Mulher e a Crianças nos bairros Aroeira e Barra.