Prefeitura realizará ação pelo Dia Mundial de Combate à Hanseníase

23/01/2012 10:57:20 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Quem passar pela Praça Washington Luiz, no Centro de Macaé, na próxima terça-feira (31), a partir das 9h, vai poder participar do Dia Mundial de Combate à Hanseníase. Equipes da prefeitura, por meio da Divisão de Educação e Programas em Saúde e do Programa de Hanseníase do Centro de Saúde Dr. Jorge Caldas, ambos da Secretaria Municipal de Saúde, vão distribuir material explicativo sobre a doença, conhecida como lepra, que tem tratamento e cura.

Os profissionais estarão numa tenda armada na praça e quem quiser ainda poderá conhecer mais sobre a doença, já que eles farão uma abordagem com todas as orientações. A campanha está na 59ª edição e o tema deste ano é “Como sei que estou com hanseníase?”, objetivando chamar a atenção das pessoas para o seu corpo e a procurar a unidade de saúde mais próxima ao perceber manchas ou áreas com diminuição ou perda de sensibilidade, fisgadas nos nervos dos braços, pernas e pés, caroços e inchaços e outros sintomas.

A Prefeitura de Macaé contribui para o tratmento e a cura dos doentes que recebem atendimento no Programa de Hanseníase do Jorge Caldas. O tratamento pode levar de oito a 12 meses e deve ser seguido corretamente pelos pacientes, com remédios e exercícios para prevenir as incapacidades e deformidades físicas.

A coordenadora da Divisão de Educação e Programas em Saúde, a fonoaudióloga Nilce Braga Brasil, diz que é importante que a população conheça sobre a doença e participe da campanha.

- Vamos tirar todas as dúvidas das pessoas sobre a hanseníase no dia de combate e quem puder deve participar e repassar os conhecimentos para familiares, amigos e vizinhos. Quanto mais cedo os sintomas são percebidos, maiores são as chances da recuperação sem sequelas, orienta.

O Dia Mundial de Combate à Hanseníase é desenvolvido pelo Ministério da Saúde em parceria com os municípios em todo o país. A campanha será feita durante uma semana, com início nesta terça-feira (24) a nível nacional, mas a Prefeitura de Macaé já está distribuindo nos órgãos municipais os folhetos explicativos sobre a doença.

A orientação é que os familiares ou pessoas que moram com quem recebeu o diagnóstico da doença também devem ser examinados nos serviços de saúde e aprendam a reconhecer os sinais e sintomas da hanseníase.

A doença atinge a pele e os nervos dos braços, mãos, pés, rosto, orelhas, olhos e nariz. O tempo entre o contágio e o aparecimento dos sintomas é longo, podendo variar de dois anos a até mais de 10 anos. A hanseníase é transmitida por meio das vias respiratórias: tosse e espirro. Não passa por abraços, aperto de mãos e carinho e não é necessário separar as roupas, os pratos, talheres e copos. Para saber mais, procure a unidade de saúde mais próxima ou ligue para o Telehansen do Ministério da Saúde, a ligação é gratuita: 0800 – 26 2001.

Em Macaé, o Programa de Hanseníase atende de terça e quinta-feira, das 8h às 17h, no Jorge Caldas, à Rua Tenente-coronel Amado, no Centro da cidade, em frente à Praça Washington Luiz. O telefone é: (22) 2762.5707.