Foto: Juranir Badaró
Moradores podem ir à Praça Washington Luiz e fazer o descarte correto do lixo eletrônico.
Começou nessa terça-feira (27) mais uma edição da campanha de coleta de resíduos tecnológicos organizada pela prefeitura. Até o próximo dia 13, a Praça Washington Luiz disponibiliza um posto de coleta, onde a população pode descartar pilhas, baterias, aparelhos de celular e até computadores.
A ação também tem como objetivo conscientizar a população sobre os perigos do descarte irregular desses equipamentos e visa reduzir os impactos ambientais da cidade.
De acordo com o coordenador da campanha, Sávio Magaldi, a campanha visa estabelecer uma nova política de gestão de resíduos tecnológicos no município, buscando novas formas de intervenção para esse tipo de lixo, que requer atenção especial, não apenas pelo grande volume gerado, mas também porque possui substancias tóxicas que oferecem grandes riscos ao meio ambiente e à saúde humana.
- É importante conscientizar a população para a importância do descarte correto dos resíduos. Os objetos tecnológicos, além de prejudicar o meio ambiente, podem causar danos à saúde do ser humano se descartados sem o devido cuidado - explicou.
Durante duas semanas, uma equipe da secretaria de Ambiente estará no local orientando e recebendo os resíduos entregues voluntariamente por parte dos moradores. Serão aceitos equipamentos como impressora, monitor, teclado, mouse, baterias e pilhas usadas, ferramentas elétricas, lâmpadas, DVDs e qualquer outro resíduo tecnológico para que não venha a ser descartado em lixo comum.
Todos os resíduos recebidos pela campanha serão encaminhados para reciclagem e os materiais que não estiverem adequados para este processo terão uma destinação final correta, evitando a poluição do meio ambiente.
Poluição
Esses equipamentos contêm substâncias perigosas para a saúde da população e para o meio ambiente. Muitos deles são compostos por mercúrio, cádmio, chumbo, zinco e manganês, capazes de penetrar no solo e contaminar a água, além de emitir gases que agravam o efeito estufa.