logo

Prefeitura recupera Estrada da Boa Alegria

09/05/2007 16:34:18 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuando a investir nas estradas da zona rural do município, a prefeitura de Macaé, através da secretaria do Interior, iniciou a recuperação da estrada da Boa Alegria. Esta estrada, importante para o escoamento da produção agrícola e leiteira e também por integrar várias localidades serranas, estava em condições precárias e sem receber melhorias há anos. Segundo o secretário do Interior, Eduardo Jardim, a recuperação da estrada da Boa Alegria acontece por determinação do prefeito Riverton Mussi, atendendo solicitações da comunidade.

Serão recuperados os 21 quilômetros da via. Inicialmente, a secretaria trabalha nos oito quilômetros que liga a Boa Alegria ao Frade. Em seguida, as ações acontecem nos três quilômetros que ligam Boa Alegria ao Sana. Na segunda fase, serão recuperados os nove quilômetros, ligando Boa Alegria à Bicuda Pequena.

- É uma estrada importante para o interior macaense. Aqui vivem cerca de 50 produtores rurais. No povoado de Boa Alegria moram 68 famílias e esse número aumenta nos finais de semana e feriados, quando muitos proprietários que vivem na sede do município sobem a serra para descansar e curtir a região serrana. A prefeitura atende, com essa obra, as reivindicações da comunidade. Dentro de, no máximo, 60 dias, entregaremos a estrada à comunidade, em boas condições de tráfego – diz o secretário Eduardo Jardim.

A obra emprega mão-de-obra local. A secretaria do Interior disponibilizou 18 servidores, uma retro-escavadeira, um caminhão basculante, uma Patrol motoniveladora. São colocadas manilhas de 40 e 60 milímetros e de um metro de diâmetro para escoamento de águas pluviais. Já subiram para o primeiro trecho da estrada, ligando o Frade à Boa Alegria, 300 manilhas de 40, 60 manilhas de um metro e 60 de 60 milímetros. A secretaria realiza estudos para definir a quantidade de manilhas necessárias para a segunda fase da estrada, da Boa Alegria à Bicuda Pequena.

A secretaria está quebrando ou explodindo as pedras existentes em quase toda extensão da via, que recebe limpeza no leito e nas laterais, com retirada de pedras e mato. A estrada receberá bica corrida de boa qualidade e saibro.

Moradores recebem obras com satisfação

Os moradores de Boa Alegria recebem as melhorias da estrada com satisfação. Trabalhando na obra, Clóvis Ferreira Machado, 30 anos, natural da localidade, diz que há 15 anos a comunidade solicita a limpeza e o manilhamento. Fala que no local tem uma escola, um posto de saúde e a Cachoeira Monte Azul, muito procurada por turistas. Ele informa que as produções locais são banana, aipim, milho e outras lavouras de subsistência. A localidade conta com uma casa de farinha e moinho de fubá. O morador lembra as dificuldades vivenciadas pela comunidade por causa da má conservação da estrada.

- As dificuldades eram muitas. Quando chovia, as crianças do transporte escolar tinham que ajudar a empurrar o veículo, que não conseguia subir. Se as igrejas da região faziam festas, o povo não podia ir, se chovesse um pouco. Para nós, a recuperação da estrada significa muito, vai melhorar nossa vida – diz Clóvis, lembrando que acontece no próximo dia 19, a quinta Cavalgada da Boa Alegria, para comemorar o aniversário de um morador local. A cavalgada, que integra a região, com participação de cavaleiros de vários pontos da serra macaense, sairá da Bicuda Pequena até a localidade, num trajeto de 12 quilômetros.

- Nesse dia, a comunidade estará reunida e terá oportunidade de agradecer ao prefeito Riverton Mussi, por atender à nossa solicitação – comenta.

Outro morador local, o servidor aposentado Moacyr Nunes Machado, o Cici da Boa Alegria, está contente com as obras. Convidado a voltar ao trabalho, como administrador da área, Seu Cici, 64 anos, informa que mora na Boa Alegria há 50 anos e que a estrada foi aberta no governo do ex-prefeito Alcides Ramos. Diz que ela recebeu algumas vezes obras de recuperação, mas que, nos últimos anos estava em péssimo estado.

Expert na arte de cortar pedras, com marreta e alavancas de ferro, Seu Cici está cortando as do leito da estrada. Diz que as que não podem ser cortadas com marretas serão explodidas, para deixar livre o leito e as laterais da via, melhorando o acesso à localidade.

Também residente há 42 anos no local, Jovair Geraldo Kanupp, 50 anos, mostra satisfação com a abertura e recuperação da estrada.

- É indiscutível a nossa felicidade. Quando chovia um pouco, ficávamos quase isolados e os produtores com dificuldades para escoar a produção. Somos uma comunidade que trabalha e a estrada em boas condições representa muito para nós – ressalta.