logo

Prefeitura reforma 90 embarcações desde junho de 2006

26/11/2007 14:14:53 - Jornalista: Alexandre Bordalo

Desde junho de 2006 até novembro de 2007, a prefeitura já reformou 90 barcos beneficiando diretamente pescadores e suas famílias. Segundo o secretário Executivo de Pesca, José Carlos Bento da Silva, a melhora das embarcações é fruto de parceria entre a administração municipal, através do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec) e as duas instituições dos pescadores em Macaé: a Associação Mista dos Pescadores e Colônia dos Pescadores Z3.

Reforma de motores e cascos; fornecimento de material de segurança (bóias) e de trabalho (redes), além de pinturas, são feitos nos barcos. Para o presidente da Associação Mista dos Pescadores, Valtair Pessanha Mata, este serviço foi a melhor coisa que aconteceu para os pescadores macaenses nos últimos 25 anos. “Meu barco, o “Colina”, estava impossibilitado de navegar. Entrava muita água. Mas agora está perfeito”, comenta. Ele conta que são três famílias beneficiadas com essa ação, a dele e a de dois ajudantes.

Para conseguir a intervenção financeira em prol de sua embarcação, o pescador deve estar devidamente cadastrado e representado pelas instituições, que juntas têm cerca de 1.500 sócios. “Macaé é uma cidade pioneira em oferecer subsídios para reformar barcos”, frisa José Carlos Bento da Silva.

De acordo com o presidente da Colônia Z3, Osvaldo Romano da Silva, os pescadores macaenses tiveram a felicidade de ser ajudados significativamente pelo governo municipal e de ter um pescador como José Carlos como secretário. “Ele conhece nossas dificuldades, nossas demandas. Sabe da importância das reformas para favorecer o trabalho e o sustento do pescador e de sua família”, enfatiza.

Para o pescador Josué Alves da Silva, associado que desenvolve projetos em prol da classe pesqueira da cidade e que promove a sinergia entre as duas instituições, existe uma rede de beneficiados com as reestruturações. Essa é formada por pescadores, familiares, vendedores de pescado e consumidores. “A iniciativa só vem a fortalecer o setor pesqueiro”, avalia.

A Secretaria Executiva de Pesca tem o objetivo de manter as subvenções, de forma que as instituições sejam apoiadas via secretaria de Pesca, que fará o vínculo entre elas, e a administração municipal. Atualmente, quem faz este trabalho é a Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé (Agrape) e a Secretaria Executiva de Assistência Social.