Foto: Kaná Manhães
Reforma deve ser concluída até o fim do mês
A prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade Urbana/Mactran, iniciou, nesta semana, a revitalização do prédio da antiga estação ferroviária, localizada entre os bairros Centro e Miramar. A reforma deverá ser concluída até o fim deste mês quando um protótipo do sistema Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai ser exposto no local para visitação pública, a fim de que a população possa ver de perto como é esse veículo que une a velocidade do metrô com a leveza do ônibus.
O assessor especial da Mobilidade, Luiz Kanda, responsável por coordenar a reforma, informou que a prefeitura está trocando todos os vidros das janelas, basculantes e portas que foram destruídos por vândalos que estavam usando o espaço para práticas ilícitas.
A fim de oferecer mais segurança aos moradores próximos à estação ferroviária e também às pessoas que passam pelo local, as equipes que fazem a reforma fecharam a passagem de pedestres que dava acesso à área. A entrada e saída agora estão restritas à frente e laterais da unidade e, para garantir melhor segurança, a prefeitura vai instalar uma subsecretaria no local.
Além disso, está sendo reposta toda a rede de iluminação interna e externa da estação, que também será toda pintada, por dentro e por fora. Equipes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp) iniciaram, nesta sexta-feira (11), a limpeza geral da área que inclui capina, poda de árvores, varrição e retirada de lixo e entulho.
Kanda disse que a reforma da estação está sendo feita integrada com outros órgãos municipais como as secretarias de Educação e de Ordem Pública (Guarda Municipal) e a Empresa de Obras Públicas e Iluminação (Emopi).
- Os trabalhos vão continuar nos fins de semana, sábado e domingo, até que todo prédio esteja em perfeitas condições, afirmou Kanda.
O antigo prédio pertence à Ferrovia Centro Atlântica (FCA), mas a prefeitura assinou contrato operacional para o funcionamento do Metrô Macaé juntamente com a FCA, o Governo do Estado e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), em agosto do ano passado, quando o Governo Municipal fez a limpeza e pintura no local que estava pichado e cheio de lixo.
- É lamentável, mas a cena voltou a se repetir. Agora, isso não vai mais acontecer na estação ferroviária porque a prefeitura, com as secretarias parceiras no trabalho, vai manter o prédio funcionando devidamente para a população.
VLT – Será mais uma alternativa de transporte em Macaé que conta com mais de 100 mil passageiros por dia, segundo o secretário municipal de Mobilidade, Jorjão Siqueira. O novo sistema ligará a cidade de norte a sul, saindo do bairro Lagomar até Imboassica, utilizando os 25 quilômetros de linha férrea já existentes.
O Veículo Leve sobre Trilhos é um transporte já bastante utilizado em vários países, como França, Espanha e Holanda. No Brasil, ele funciona em Brasília e na região do Cariri, em Fortaleza, no Ceará. De acordo com especialistas, o VLT chega a ser 93% menos poluente do que os ônibus. A previsão é de que comece a funcionar em Macaé em 2012, atuando junto ao Sistema Integrado de Transporte (SIT) do município.