logo

Prefeitura reinicia Projeto Educar para Viver nesta quinta-feira

09/08/2012 12:04:00 - Jornalista: Joice Trindade

O projeto Educar para Viver II é reiniciado a partir desta quinta-feira (9). A programação que envolve estudantes e profissionais da rede municipal de ensino acontece na Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Na oportunidade, 130 alunos do 9º ano de escolaridade vão participar de oficinas específicas sobre temas transversais, voltados para qualidade de vida e prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como o vírus HIV.

O “Educar para Viver” é desenvolvido através de parceria entre o Grupo Pela Vida-RJ, o Movimento de Macaé da Diversidade Social (ONG MDS), a empresa IESA Óleo & Gás e Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação. O projeto iniciado no ano letivo de 2011, nas escolas municipais da Serra, percorrerá as unidades municipais da área central em 2012.

Desde o início do ano letivo, o projeto realiza palestras que abordam informações do tema DST/Aids. A intenção é promover para educadores e professores, em dias específicos, debates e momentos de reflexão e avaliação, além da exibição de vídeos e peças teatrais com situações sobre o HIV/Aids em casa, na escola e na comunidade.

Para a subsecretária de Educação, Saúde, Cultura e Esporte, Cláudia Márcia Alves, a programação visa à prevenção, que é essencial não apenas para os alunos e professores, mas para toda a comunidade escolar. “Todos os envolvidos serão multiplicadores das informações destacadas durante o projeto, que está colhendo resultados positivos”, salienta, lembrando que também serão distribuídos preservativos e materiais educativos durante a programação.

O “Educar para Viver” foi realizado, em 2011, nas escolas municipais Raul Veiga e Pedro Adami, situadas em Glicério; Carolina Curvello Benjamin, no Trapiche, e Augusto Borges. Neste segundo semestre, recebe o projeto o Colégio Municipal Zelita Rocha, no próximo dia 14, das 9h30 às 12h e das 13h30 às 16h. Neste caso, o tema será abordado somente junto aos professores da escola.