logo

Prefeitura renova convênio com o PAIF

28/06/2005 14:33:29 - Jornalista: Sonia Braga

Na tarde desta segunda-feira, o presidente da Fundação de Ação Social, Fernando Horta, esteve reunido com 65 prefeitos e representantes dos municípios do Estado do Rio de Janeiro, no Jardim de Inverno do Palácio Guanabara. Além de festejar os cinco anos da criação do Programa de Assistência à Família (PAIF), foi firmado o convênio por mais 12 meses entre o PAIF e a prefeitura.

Horta foi representando o prefeito Ríverton Mussi que continua envolvido com a comunidade do Lagomar, devastada no dia 20 por uma rajada de vento que chegou a 105 km/h, avariando diversas moradias e derrubando outras.

A reunião foi presidida pelo secretário de Governo, Anthony Garotinho, representando a governadora Rosinha Garotinho, além do secretário estadual de Ação Social, Fernando William. De acordo com secretário, a meta do governo é incluir todas as cidades fluminenses no Programa até o final do mês de julho deste ano.

Neste primeiro semestre de 2005, a FAS aumentou em 132% as verbas de convênio, o que representa um montante de R$ 507 mil. Essa verba será destinada aos projetos sociais, como o PAIF, o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) e Projeto Sentinela, que tem por objetivo retirar crianças e adolescentes das ruas do município e inseri-las nos projetos sociais da FAS. O projeto Sentinela ainda tem por função proteger crianças e adolescentes contra abuso sexual.

De acordo com Horta, cerca de 600 crianças e adolescentes deverão ser assistidos quando estiverem em funcionamento, a partir de julho e agosto, os Projetos Pró Vida Cataluña, localizado no Morro de São Jorge, e o Pró Vida Nova Holanda. “Novas frentes estão sendo abertas para dar dignidade às crianças, adolescentes e jovens do município, através de projetos e programas voltados a integrá-los no seio da sociedade, competindo em condições de igualdade no mercado de trabalho”, enfatizou Horta.