Foto: Divulgação
A Secretaria de Desenvolvimento Social retirou das ruas, nas duas últimas semanas, sete migrantes que se encontravam em situação de risco. O resgate foi realizado pela equipe de abordagem que providenciou a higiene pessoal, roupas do vestuário comum e alimentação adequada. Em seguida eles foram encaminhados à Pousada da Cidadania, localizada no Barreto, para a reinserção social.
Segundo informações da servidora Vivianne Rodrigues, a equipe que acolheu os moradores em situação de rua fez antes uma investigação para saber suas procedências e só então os encaminhou para a pousada.
- Os sete moradores que foram acolhidos só foram encaminhados à pousada porque não tiverem realmente condições de retornarem aos seus lares, aos vínculos familiares. Como é um espaço que abriga moradores de rua, a pousada oferece o acompanhamento médico, psicológico e de reabilitação social, com atendimento individualizado - disse.
CASO DA PRAÇA – Outra ação da equipe foi a abordagem a um homem que perambulava nas proximidades da Praça Veríssimo de Melo. A equipe tentou convencê-lo a deixar as ruas e conseguiu encaminhá-lo aos seus familiares.
- Estamos pedindo à população que não dê esmola a este rapaz. Ele sempre fica nas ruas da cidade e a secretaria de Desenvolvimento já vinha fazendo um trabalho para retirá-lo das ruas, mas ele se recusa e fica agressivo. Agora finalmente, conseguimos convencê-lo a ir para casa, porém tememos que ele possa retornar às ruas. É um paciente psiquiátrico, cadastrado no Centro de Atenção Psicossocial (Caps). Já estamos denunciando ao Ministério Público para que acione sua família a se responsabilizar por ele - ressaltou a secretária de Desenvolvimento Social, Vania Deveza.
Ela informou que a Prefeitura tem uma nova proposta para implementar esta ação com os moradores em situação de rua e anunciou a implantação do Creas Pop, financiado pelo Governo Federal em parceria com o município.
- Estamos implantando um serviço especializado para pessoas em situação de rua, que é a proteção social, ofertado pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (CreasPop). A equipe do CreasPop que será composta de assistentes sociais, psicólogas e administrativos é que fará a triagem e o estudo de cada caso.
FUNÇÃO DO NOVO CREASPOP – O novo Centro de Referencia é quem deverá ofertar atenção especializada a pessoas em situação de rua. Articulado com os serviços de acolhimento e abordagem irá assegurar atendimento e atividades para o desenvolvimento de sociabilidade, fortalecimento de vínculos interpessoais e/ou familiares e construção de novos projetos de vida, ofertando higiene pessoal, alimentação e espaço para guarda de pertences pessoais, além de atendimento psicossocial. Segundo a secretária o CreasPop deverá funcionar em breve no prédio da Rua José Bruno Azevedo, 99, Centro, ao lado do Terminal Central (antiga Sinjuv).