logo

Prefeitura retira famílias de área de risco na Ladeira de Santana

14/12/2005 15:40:42 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O prefeito de Macaé, Riverton Mussi, esteve na manhã desta quarta-feira (14), na Ladeira de Santana, às margens da linha férrea e determinou a retirada das famílias que estão com suas casas com risco de serem invadidas pela encosta do Morro de Santana. A Coordenação Municipal de Defesa Civil (Comdec) detectou a necessidade emergencial de que sete famílias devem ser retiradas imediatamente.

- Além da retirada dessas famílias a Coordenação de Defesa Civil e a Empresa Municipal de Habitação, Urbanização, Saneamento e Água (Emhusa) irão realizar um levantamento geral da área para a saída de todos -, declarou Riverton.

Na ocasião, o prefeito falou aos moradores que, a princípio, eles irão ficar num abrigo provisório e, posteriormente, encaminhados às casas populares que estão sendo construídas no Condomínio Bosque Azul, na Ajuda, destinadas às famílias que moram em área de risco. De acordo com o secretário de Obras, Tadeu Campos, que também esteve no local, as obras do Bosque Azul devem ser concluídas no primeiro trimestre de 2006.

Tadeu acrescentou que o prefeito tem a intenção de no futuro, após negociação com a Ferrovia Centro Atlântica, construir um acesso na área da linha férrea que margeia o Morro de Santana, onde estão localizadas as casas condenadas, para desafogar o trânsito das avenidas Télio Barreto e Governador Roberto Silveira, únicas que dão acesso aos bairros Aroeira, Botafogo, Malvinas, entre outros.

O coordenador de Defesa Civil, Eric Schuler, ressaltou que as famílias foram orientadas sobre o risco de um deslizamento de terra no local, mas que se houver resistência eles não poderão forçar a saída dos mesmos. “Iremos levar as pessoas até o local onde ficarão alojadas, para saber se irão atender suas necessidades e a partir da decisão positiva delas iremos começar a mudança”, falou.

Eric lembrou que, na segunda-feira, três de famílias foram removidas para casa de familiares e abrigos. O presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico (Fumdec), Jorge Siqueira, disse que as sete famílias serão abrigadas num local custeado pela prefeitura.

Também estiveram no local o secretário de Comunicação Social, Rômulo Campos, e os presidentes Alex Morais (Fundação de Esportes) e José Cabral (Emhusa).