Foto: Ana Chaffin
A expectativa da prefeitura é que os trabalhos estejam concluídos no início do próximo ano
As ações operacionais da obra de drenagem do bairro Novo Cavaleiros continuam. Na quinta-feira (1º), a prefeitura, através da empresa Contagem Construção e Serviços, responsável pelos trabalhos, deu mais um passo para a conclusão das obras, importantes para acabar com os alagamentos no bairro, quando retirou parte dos trilhos da linha férrea, para a passagem de galerias de águas pluviais, que vão direcionar as águas coletadas no bairro para o ponto de drenagem, a Lagoa de Imboassica.
A retirada dos trilhos aconteceu, no início da semana, depois que a prefeitura concluiu a negociação para derrubar um galpão situado ente o bairro e a linha férrea. Segundo o engenheiro da Contagem, José Manoel Sá Gonçalves, com a retirada do galpão e dos trilhos, as obras de instalação das galerias, ligando as instaladas fora do bairro, sob o canteiro central e a Rodovia Amaral Peixoto, com as da rede principal já instalada dentro do bairro, avançam e vão melhorar a drenagem das águas pluviais, até que, com a conclusão de todas as obras, a localidade esteja, definitivamente livre dos alagamentos.
- Já instalamos grande parte da rede principal de drenagem. Vamos iniciar a instalação da rede secundária e o bairro será beneficiado com o fim do problema”, disse o engenheiro.
Orçadas em R$ 29 milhões, as obras têm como principal objetivo resolver os problemas de alagamentos do bairro. A expectativa da prefeitura é que os trabalhos estejam concluídos no início do próximo ano. Um milhão e seiscentos mil metros quadrados de área receberão intervenções da prefeitura.
Os trabalhos são fiscalizados pela secretaria de Obras Públicas (Semop), e o prefeito Riverton Mussi tem solicitado maior agilidade nas ações, para eliminar o alagamento no bairro. A meta é chegar à vazão de dez mil litros de água pluvial por segundo, com o término dos serviços.
As ações no Novo Cavaleiros também estão incluídas no Programa Água Limpa, de macrodrenagem e expansão do saneamento básico de Macaé. As ações do programa, iniciado em junho de 2008, começaram pelos locais mais críticos, como no Canal da Fábio Franco, com instalação de pontes pré-moldadas para aumentar a área de vazão das águas pluviais. No Novo Cavaleiros, bairro que é grande bacia receptora de águas, está sendo aumentada a vazão da água pluvial com a implantação de manilhas de diversos diâmetros em todo o bairro, da parte alta à parte baixa, já que estudos indicaram que as manilhas antigas não suportam mais a vazão da água. O Novo Cavaleiros recebe a captação da água do São Marcos, Vale Encantado e de toda a bacia do entorno, que totaliza 143 hectares, ou um milhão e 435 mil metros quadrados.
Toda a água recolhida no Novo Cavaleiros será direcionada para o canal que corta o bairro, e seguirá para a estação elevatória construída no canteiro central da Rodovia Amaral Peixoto e, da elevatória, para a Lagoa de Imboassica.