O secretário municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Alex Moraes, disse, na quinta-feira (15), que ainda neste primeiro semestre, até o fim do mês de junho, a prefeitura vai retomar o Programa Bolsa-Atleta contemplando atletas macaenses. A meta é beneficiar este ano 300 atletas, um número maior do que em 2009 quando receberam a bolsa cerca de 200 atletas nas várias modalidades.
Alex Moraes explicou que a renovação do termo de adesão acontece todo ano até o final do primeiro trimestre, conforme conversou pessoalmente com os atletas, devido a atrasos normais por conta dos recursos orçamentários, uma vez que trata-se de um programa federal, desenvolvido em parceria com a prefeitura.
- Para ser beneficiado, o atleta precisa cumprir critérios do programa, como residir há mais de três anos no município, entre outros, que fazem parte do manual do usuário e precisam ser analisados com cuidado. São etapas que fazem com que sempre haja um atraso na confecção ou renovação dos contratos, o que é rotina, explicou o secretário.
Alex disse ainda que os contratos são feitos por seis meses de forma a democratizar o programa no município, já que, com a rotatividade, mais atletas podem ser beneficiados, porém, aqueles que apresentam resultado positivo têm o Bolsa-Atleta renovado automaticamente.
- No município, o programa contempla as modalidades de esporte individual de lutas, aquáticas até atividades com cavalos. O Bolsa-Atleta não se destina aos esportes coletivos porque esses já recebem outros incentivos por parte do governo, destacou Alex Moraes.
Entre as exigências do programa, os atletas beneficiados precisam fazer prestação de contas da bolsa 30 dias após o recebimento da última parcela. O programa destina-se a garantir a manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento que não possuem patrocínio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participem de competições, visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva.
- O Bolsa-Atleta visa investir prioritariamente nos esportes olímpicos e paraolímpicos, com o objetivo de formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o município nos jogos, disse o secretário.
O valor do Bolsa-Atleta é dividido por categorias e faz parte de um trabalho da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento. A concessão da bolsa não gera vínculo entre os atletas beneficiados e a administração pública. “Investir em esporte é também investir em educação, saúde e qualidade de vida da população, a partir da inclusão social de todos, formando cidadãos”, finalizou Moraes.